sexta-feira, 31 de maio de 2013

Vila Real - cartões postais de 1920



      Estes postais mostram dois aspectos diferentes do trabalho rural em Vila Real, Portugal. A data de publicação não é precisa, mas acredita-se que seja da década de 1920. Essas preciosidades e outras mais pertencem a coleção de Cartões Postais do Clube Português de São Paulo e podem ser consultadas para pesquisa. 
Vindimas - colheitas das uvas

Ceifa do centeio
     Vila Real é uma cidade portuguesa, capital do Distrito de Vila Real, na Região Norte e sub-região do Douro, com cerca de 25 000 habitantes. Foi capital da extinta província de Trás-os-Montes e Alto Douro.
     Com o aumento da população, Vila Real adquiriu, no século XIX, o estatuto de capital de distrito e, já no século XX, o de capital de província. Em 1922 foi criada a diocese de Vila Real, territorialmente coincidente com o respectivo distrito, por desanexação das de Braga, Lamego e Bragança-Miranda, e em 1925 a localidade foi elevada a cidade.
       Nos últimos anos, foram criados em Vila Real vários equipamentos culturais, que trouxeram novo dinamismo à cidade, como o Teatro de Vila Real e o Conservatório de Música, e a transferência da Biblioteca Municipal e do Arquivo Municipal para edifícios específicos para esse fim. Foram também valorizadas várias áreas da cidade, como o antigo Bairro dos Ferreiros e a área envolvente do Rio Corgo.
      Quer conhecer um pouco mais de Vila Real, assista o vídeo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário