sexta-feira, 17 de maio de 2013

Concerto do maestro Oscar da Silva no Clube Português em 3/9/1927


            


Na noite de 3 de setembro de 1927, a Diretoria do Clube Português fez realizar-se uma noite de arte coroada de êxito. A apresentação do pianista e compositor Oscar da Silva, considerado o último dos grandes românticos portugueses e, simultaneamente, o iniciador da música moderna em Portugal. Oscar da Silva aderiu com entusiasmo à evolução modernista. Sendo reconhecido em vida como um grande compositor, bem como um intérprete genial, sobretudo de Chopin e de Schumann.
            O pianista nasceu no Porto na Rua Costa Cabral, em 21 de abril de 1870, e veio a falecer a 6 de março de 1958, em Leça da Palmeira, em Portugal.
            Em 1881 dá início aos seus estudos de música e compõe a sua primeira peça, Hino Infantil, cantada por um coro infantil sob a sua direção no Palácio de Cristal. Em 1884, começa a frequentar o Conservatório Nacional. Em 1915 cria e publica em livro Sonata Saudade – A viagem, para violino e piano.
           Em 1930 viaja para o Brasil, onde permanece cerca de 20 anos, só regressando a Portugal a convite de António Salazar. Em 1935 vê grande parte da sua obra publicada e recebe a Ordem de Santiago e Espada. Em 1940 compõe o hino da cidade do Porto.



O Salão Nobre e o mesanino do Clube Português lotaram para assistir a apresentação do maestro Oscar da Silva




Sobre o concerto, foi registado no livro de "Ephemerides do Club Portuguez de S. Paulo":

"O concerto de sábado, realizado pelo ilustre pianista e célebre compositor português, Sr. Oscar da Silva, gravou na mente de todos que a ele assistiram a nítida noção do caro e extraordinário valor do eminente artista. Gozando de uma justa fama e renome universal, o Sr. Oscar da Silva teve a ouvi-lo uma numerosíssima e seleta assistência.

Na primeira parte do programa, executando algumas músicas de Chopin, sua especialidade, o notável artista emocionou o numeroso auditório pela forma da sua execução verdadeiramente assombrosa e fantástica; momentos havia em que as teclas mansamente feridas choravam notas tão tristes e sentimentais que numa onda de melancolia invadia todos os presentes, outras vezes, porém, eram uma rajada quente de entusiasmo que perpassaram sobre elas, arrancando-lhes um hino de triunfo que as distorcia entusiasmada depressão como estrepitosas palmas.

Na segunda parte, o Sr. Oscar da Silva fez uma conferência, dissertando sobre as músicas regionais portuguesas e meios de propagação. Em termos eruditos e claros o também ilustre conferencista mostrou como cada província tem as suas modinhas e canções com características próprias. Em seguida, ao piano, demonstrou cabalmente como as suas 'páginas portuguesas'como essas mesmas velhas modinhas ainda hoje podem fazer as delícias dos nosso ouvidos, quando sabiamente estilizadas por uma talento como o de S. Excia.

No fim foi-lhe oferecida uma taça de champagne, tendo sido saudado pelo Sr. Henrique Serra em nome da Diretoria e pelo Sr. Anselmo de Oliveira.

O programa que agradeço sem reservas era o seguinte:

1ª.Parte

1-Prelúdio. 2- Estudo. 3- Nocturno. 4- Duas Valsas. 5- Marcha Frenelie.... de Chopin
6-Danças Húngaras de Johannes Brahms
7-Berceuse de Brahms
8-Parafrase de Saint-Saëns
2ª. Parte
1- Palestra sobre a música popular portuguesa pelo recitalista
2- Algumas páginas portuguesas
3- Improviso sobre um tema popular brasileiro
4- Uma rapsódia portuguesa".

Oscar da Silva, ao centro, ladeado pelos Diretores e associados após sua magnifíca apresentação. Esta bela mesa que vemos na foto, ainda existe e hoje faz parte da sala da Biblioteca do Clube Português


Fonte de pesquisa:  Livro de "Ephemerides do Club Portuguez de S. Paulo"
                                www.cm-matosinhos.pt/pages/561?poi_id=38

2 comentários:

  1. muito elegantes as senhoras de chapéus dos mais refinados e estilosos...

    ResponderExcluir
  2. Acabei de herdar um livro de partituras de Oscar Da Silva, datado de 1904.

    ResponderExcluir