sexta-feira, 31 de maio de 2013

Coimbra - Cartões Postais de 1920


       Diferente dos postais de Guimarães, estes da cidade de Coimbra são P&B. A data de publicação não é precisa, mas acredita-se que seja da década de 1920. Essas preciosidades e outras mais pertencem a coleção de Cartões Postais do Clube Português de São Paulo e podem ser consultadas para pesquisa. 

Coimbra, vista geral

Quinta das Lágrimas  - Fonte dos Amores... imortalizada nos versos de Raul Ferrão e José M. Galhardo: "... Coimbra dos doutores / Pra nós os teus cantores / A Fonte dos Amores és tu..."

O comboio em Coimbra. Avenida E. Navarro

       Coimbra  é uma cidade portuguesa, capital do Distrito de Coimbra, a maior cidade da região Centro de Portugal e situada na sub-região do Baixo Mondego, com cerca de 143 396 habitantes. Sendo o maior núcleo urbano, é centro de referência na região das Beiras [carece de fontes], Centro de Portugal com mais de dois milhões de habitantes.
      Cidade historicamente universitária, por causa da Universidade de Coimbra, fundada em 1290, conta atualmente com cerca de 30 mil estudantes.
       Banhada pelo Rio Mondego, Coimbra é sede de um município com 319,41 km² de área e cerca de 143 052 habitantes (2011), subdividido em 31 freguesias.
       Com a Universidade como referência inultrapassável, desta surgem movimentos estudantis, de cariz quer político, quer cultural, quer social. Muitos desses movimentos e entidades não resistiram ao passar dos anos, mas outros ainda hoje resistem com vigor ao passar dos anos. Da Universidade surgiram e resistem ainda hoje em plena atividade primeiro o Orfeon Académico de Coimbra, em 1880, o mais antigo coro do país, a própria Associação Académica de Coimbra, em 1887, e a Tuna Académica da Universidade de Coimbra, em 1888. Com o passar dos anos, inúmeros outros organismos foram surgindo. Com presença em três séculos e um peso social e cultural imenso, o Orfeon Académico de Coimbra representou o país um pouco por todo o mundo, em todos os continentes, levando a música coral portuguesa e o Fado de Coimbra a todo o mundo.
       

Nenhum comentário:

Postar um comentário