sexta-feira, 10 de maio de 2013

Gago Coutinho e Sacadura Cabral no Clube Português em 1922

Gago Coutinho e Sacadura Cabral, ao centro, ladeados pelos diretores e pelo presidente do Clube Português de São Paulo, Ignácio Pereira (à extrema direita)
           Na manhã de 30 de Março de 1922, às 7 horas, o FAIREY II, tripulado por Gago Coutinho e Sacadura Cabral descolou do Rio Tejo, com destino ao Rio de Janeiro. Era a primeira Travaesia Aérea do Atlântico Sul. Cinco dias antes, a 25 de março, largaram os navios de guerra República, Cinco de Outubro e Bengo, que iriam prestar assistência de voo.
          A travessia realizou-se em várias fases, no intervalo das quais os hidroaviões eram assistidos. Contudo, consideram-se quatro etapas na viagem, visto que, devido a problemas mecânicos e condições naturais adversas, foram utilizados três hidroaviões.
Gago Coutinho e Sacadura Cabral posando ao lado das esposas e filhas do diretores do Clube Português, 5/7/1922

Após as várias etapas e dificuldades durante a viagem, Gago Coutinho e Sacadura Cabral passaram em junho de 1922 pelas cidades de Recife, Bahia, Porto Seguro, Vitória, e, finalmente, Rio de Janeiro, aos 17 de junho, na enseada da Guanabara, levando os corações de portugueses e brasileiros a baterem em um só compasso.
           Receberam as mais altas honrarias e comemorações do povo paulista e de seus patrícios, quando da passagem destes dois ilustres aviadores em São Paulo. No dia 5 de julho de 1922, foram recepcionados no Clube Português de São Paulo pelo presidente Ignácio Pereira, seus diretores e sócios.
Recepção aos aviadores na sede do Clube Português de São Paulo aos 5/7/1922

Um comentário:

  1. Um clube que sempre deixou sua marca pautada na elegância. Uma instituição e cultura e lazer tradicional e respeitada.
    Que bom a cidade de São Paulo poder contar com essa magnífica biblioteca e seus eventos formidáveis.

    ResponderExcluir