sexta-feira, 10 de maio de 2013

Biblioteca "João Alves das Neves"


João Alves das Neves (1927-2012)

A Biblioteca Portuguesa de São Paulo, departamento do Clube Português, recebeu o nome de Biblioteca “João Alves das Neves”, em homenagem ao jornalista, professor e escritor, João Alves das Neves, que durante muitos anos foi o Diretor Cultural da entidade.
            A cerimônia de descerramento da placa aconteceu durante o jantar de comemoração dos 92 anos do Clube Português, a 17 de agosto de 2012, e contou com a presença do Cônsul Geral de Portugal em São Paulo, Sr. Paulo Lopes Lourenço, sua esposa, familiares de João Alves das Neves, além de outras personalidades luso-brasileiras e foi conduzido pelo presidente da entidade Sr. Rui Mota e Costa.


            João Alves das Neves era natural de Vila de Arganil, em Portugal, em 30 de maio de 1927.
           Estudou no Porto, em Lisboa, Paris e São Paulo, onde exerceu as funções de redator-editorialista do jornal O Estado de S.Paulo e ao mesmo tempo foi professor pesquisador da Faculdade de Comunicação Social Cásper Libero. Colaborou em alguns dos mais importantes jornais brasileiros e portugueses e fundou as revistas culturais: Portugália; Comunidades de Língua Portuguesas e Arganilia. Fundou e presidiu o Centro de Estudos Fernando Pessoa, através do qual organizou três encontros culturais sobre os países de língua portuguesa. Foi, ainda, diretor da varias associações Luso-Brasileiras, no Brasil e em Portugal. Publicou cerca de três dezenas de livros, sete dos quais sobre Fernando Pessoa e outros sobre Machado de Assis, Graciliano Ramos, Camões e outros autores dos dois países.
            O escritor veio a falecer na sua terra natal em 12 de janeiro de 2012. Como um colecionardor de livros, deixou como um de seus legados um grande espólio literário, que foi doado à Biblioteca “João Alves das Neves” pela sua família.
           Mais detalhes sobre sua carreira podem ser encontrados no seu blog: http://joaoalvesdasneves.blogspot.com.br/


Aspectos da Biblioteca "João Alves das Neves"

Um comentário:

  1. Homenagem mais que merecida ao grande escritor João Alves das Neves e parabéns ao Clube Português por ser o detentor das obras desse querido mestre que, através de suas palavras, estará sempre presente entre nós.

    Já tive ocasião de conhecer a Biblioteca, um lugar intimista, acolhedor, de onde esparge o perfume da sabedoria e da generosidade cultural.

    Parabéns e obrigada por este blog, com certeza uma fonte de conhecimento a nos enriquecer.
    Com carinho,
    Isabel Cintra Nepomuceno

    ResponderExcluir