Apresentamos hoje alguns postais da Pauliceia extraídos de um álbum de fotos, da década de 1940, sem referência, pertencente ao acervo da Biblioteca do Clube Português de São Paulo. A legenda que acompanhada cada imagem foi transcrita no original.
Dois aspectos do Monumento à Fundação de São Paulo, no Pátio do Colégio, onde se encontram várias secretarias do Estado, e onde o jesuíta José de Anchieta fundou a cidade de São Paulo. A coluna central emerge de grande bloco de granito, ao centro. Em baixo relevo, vê-se a reprodução, em bronze, de gentios conduzidos pelos jesuítas. Ao alto a figura simbólica da Glória. A obra, em granito de bronze, é de autoria do escultor Amadeu Zani.
Estádio do Pacaembú, construído em 1936, com instalações modernas e completas para toda espécie de jogos, acomodações para atletas e esportistas. Capacidade para 80.000 espectadores. O Estádio possue também piscinas, ginásios, courts de tênis cobertas, "concha acústica", bares, restaurantes etc. Na fotografia, aparecem as torres e as salas de rádios e recepção iluminadas.
Viaduto do Chá, sobre o vale do Anhangabaú. Ao fundo, o edifício Matarazzo [atual sede da Prefeitura de São Paulo], à direita, o a Light and Power [hoje Shopping Light]. À esquerda, vista lateral, parcial, do Mercado Municipal, no Parque Dom Pedro II. Na fotografia à direita é possível ver a velha Ladeira Porto Geral. Note-se o contraste entre as edificações modernas que aparecem ao fundo, e as antigas do primeiro plano. A velha casa da esquerda foi do último negociante de escravos de São Paulo.
a praça do Pateo do Collegio era muito charmosa com aquela coluna de granito elevando-se às allturas...
ResponderExcluir