quinta-feira, 13 de junho de 2013

GRUPO FOLCLÓRICO DO CLUBE PORTUGUÊS - década de 1950

"Grupo de Danças Regionais do Clube Português" em 1933. À esquerda, com o rosto circulado está
Maria Antônia da Costa, idealizadora e diretora do grupo entre 1932-1936
           Por volta de 1932, surgiu no Clube Português o “Grupo de Danças Regionais”, organizado pela srta. Maria Antônia da Costa, filha de um importante empresário e sócio, com apoio da diretoria da entidade.
          Maria Antônia da Costa, mais conhecida como Nenê Costa, pode ser considerada agitadora cultural do Clube Português deste período.
            Uma pesquisa feita nos arquivos de recortes de jornais da nossa biblioteca dão conta da atuação deste grupo até o ano de 1936. Desta data até 1947 existe uma lacuna de informações sobre as atividades culturais do Clube.
O grupo regional de danças com 20 pares de dançarinos e mais a tocata. Fotografia de 1933, batida no salão
nobre do Clube Português de S. Paulo. Maria Antônia da Costa está com o rosto
circulado à esquerda da imagem
            O certo é que o “Grupo de Danças Regionais” cessou suas atividades, pois um novo conjunto se formou em 1953, agora intitulado “Grupo Folclórico do Clube Português”.
            Sob a direção de Gabriel dos Santos, o Grupo Folclórico se apresentava nas principais festas da entidade. Durante os festejos juninos, o grupo organizava a dança da quadrilha com muita animação.
            A primeira apresentação do Grupo Folclórico aconteceu em 13 de setembro de 1953 no salão nobre do Clube, à Avenida São João, 126.
            Ernesto Alves do Rego, diretor social da instituição, explicou que as finalidades que inspiraram a criação do conjunto era a exaltação da cultura popular portuguesa em terras brasileiras.
            O autor de muitas músicas e enredos para o grupo era Mário Galo, que durante anos a fio foi o chefe da secretaria do Clube Português.
            A jovem Terezinha Zambo era o destaque como acordeonista, Tostes de Carvalho tocava guitarra portuguesa e o cantador era Ildebarto Leão.
            Outra presença de destaque do Grupo Folclórico do Clube Português ocorreu durante os festejos do IV Centenário de São Paulo em 1954, como vemos nas fotos abaixo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário