segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Florbela Espanca recebe semana de homenagens na Casa de Portugal

A atriz Lorenna Mesquita e o violonista Thomaz durante a abertura
da Semana Florbela Espanca
​A poeta portuguesa Florbela Espanca será homenageada durante toda a semana do dia 8 a 14 de dezembro, com saraus diários, às 19h, na Casa de Portugal. Na abertura do evento, no domingo, houve a apresentação do monólogo Florbela Espanca - A hora que passa, com direção de Fábio Brandi Torres, pesquisa e atuação de Lorenna Mesquita e dramaturgia de ambos. Ainda no mesmo dia, a atriz apresentou ao público presente o poema inédito Riso Amargo, um dos seis poemas descobertos recentemente e divulgados, no último dia 6, em Lisboa. A apresentação foi acompanhada de fados tocados ao vivo pelo violonista Thomaz Marra.
A programação da Semana Florbela Espanca segue diariamente, até sábado, com Saraus de poemas e cartas, sempre acompanhados por música ao vivo. Todo dia uma nova programação. A entrada é franca.
 ​
O Espaço
A Casa de Portugal é um centro de tradição e preservação dos valores histórico-culturais dos portugueses e luso-brasileiros em São Paulo. E sua estrutura é cenário ideal para a realização desta homenagem a Florbela Espanca, a começar pela grande entrada do prédio, de arquitetura belíssima, que reflete o ideal de receber muito bem todos que ali adentram. "Temos o prazer de receber a comunidade portuguesa e todos os apreciadores de teatro, música e poesia", afirma Maria dos Anjos Oliveira, diretora cultural da Casa.
A atriz Lorenna Mesquita, a diretora cultural da Casa de Portugal, Maria dos
Anjos Oliveira e o violonista Thomaz
 ​O Projeto
​Lorenna Mesquita, à frente da Srta.Lô Produções, que idealizou do evento, explica que a escolha da data não é por acaso: dia 8 é aniversário de vida (1894) e de morte da poeta, que cometeu suicídio, em 1930. "Ela era intensa demais, não cabia nela mesma. Estava à frente do seu tempo. Não conseguia dormir, tinha a saúde frágil e uma angústia imensa por não receber da vida o que mais queria: amor. E foi exatamente a sua vida que ela transferiu para os poemas, contos e cartas, onde apresentou seus mais íntimos desejos", diz.
A atriz comenta que a realização da Semana Florbela Espanca é parte de um grande projeto concebido para divulgar a poeta portuguesa, que ainda não é tão conhecida como o seu conterrâneo Fernando Pessoa. Apaixonada pelos textos "florbelianos", Lorenna pesquisa sobre a vida e obra da poeta há quase três anos, inclusive esteve em Portugal, no início deste ano, para visitar as principais cidades em que Florbela viveu: Vila Viçosa, Évora e Matosinhos, além de Lisboa e Porto. "Eu precisava beber na fonte. Conhecer de perto a terra de Florbela Espanca para ter uma pesquisa mais consistente", conta a atriz que conheceu praças com os bustos em homenagem à poeta, o cemitério onde está enterrada e conseguiu entrar na casa onde Florbela viveu, em Matosinhos, que se encontrava em estado lastimável. A viagem rendeu um vídeo-diário e um documentário que serão lançados em breve.
 ​Semana Virtual
​A Semana Florbela Espanca acontecerá simultaneamente nas redes sociais. A Srta.Lô Produções criou no Facebook a página Florbela Espanca - Poeta e o perfil no twitter @belinhaespanca para divulgar pensamentos de Florbela. Durante o evento, esses canais ganham programação especial. A cada dia serão postados audio-poesias, video-poesias, video-leitura de cartas, além de poemas escritos, produzidos pela Srta.Lô especialmente para a Semana. Também de 8 a 14/12, sempre a partir das 2h da manhã, hora de nascimento e de morte de Florbela Espanca.
​ Serviço
 Semana Florbela Espanca
 De 8 a 14/12, diariamente, às 19 horas.
 Casa de Portugal - Avenida da Liberdade, 602 (metrô Liberdade - linha azul).
 Telefones: 3273.5555
 Entrada franca.
 Duração: 60 minutos
 Idade Recomendada: 14 anos
 ​Contatos:
 Produção: Lorenna Mesquita
 E-mail: lorennamesquita@gmail.com


A atriz Lorenna Mesquita e a diretora cultural da Casa de Portugal, Maria dos
Anjos Oliveira 

Nenhum comentário:

Postar um comentário