Mostrando postagens com marcador eventos outros. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador eventos outros. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Código Simbólico fala sobre cultura portuguesa em São Paulo

Código Simbólico realiza conferência no Brasil
O Código Simbólico - Associação Sociocultural realizou conferências na última sexta, dia 12 de dezembro, no Sindicato dos Jornalistas, em São Paulo, tendo a presença de seus diretores Rosilda Portas e Reinaldo Delgado.

O tema principal debatido nas duas conferências giraram em torno da importância da ligação de Brasil e Portugal, através da história, tradições e o cotidiano em que vivem atualmente os dois países.

A região do Porto, em Portugal, foi a mais abordada - tendo os conferencistas mostrado não apenas os pontos principais locais, mas também os costumes e lugares que apenas quem mora na região conhece. A escolha do Porto é também por ser lá a sede principal do Código Simbólico.

A mediação foi da jornalista Thais Matarazzo, que na ocasião lançou seu livro "Vozes do Brasil". Com apresentação musical de Raimundo José e Ciça Marinho (ao lado de Sérgio Borges).

O Clube Português foi representado por Elmo Francfort, membro de seu Departamento Cultural - Centro de Estudos Luís de Camões.

Conheça mais sobre o Código Simbólico no link https://codigosimbolico.wordpress.com/


segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Festival de Cinema Sem Fronteiras retrata semelhanças entre os povos ao redor do mundo



Por Fernando Galuppo
Jornalista e Historiador

Os seres humanos possuem mais semelhanças que diferenças. Com essa abordagem, chega pela primeira vez no Brasil o Festival Internacional de Cinema Sem Fronteiras, que acontece nos dias 18 e 19 de fevereiro no Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo.  O evento exibe filmes capazes de evidenciar o quanto as pessoas têm em comum ao redor do mundo.

Em geral, a política, a economia, a religião são fatores que geram desagregação entre as mais diversas culturas. No entanto, o cinema, através do olhar de seus diretores e atores, têm a capacidade de contar histórias que são capazes de superar essas barreiras e diferenças.

Na edição de 2013/2014, o Festival evidencia o tema dos presidiários e tem como tema: ABRE A PORTA/OPEN THE DOOR, que traz à vida na prisão através dos olhos dos detentos que falam sobre suas ansiedades, sentimentos, sonhos e expectativas.      Um dos destaques do festival é o filme italiano “Il Riscatto”, dirigido por Giovanna Taviani, que tem como protagonista Salvatore Striano. A película conta a história da redenção de um detento, que se inspira nas obras de Omero, Dante e Shakespeare para reconstruir a sua vida.

O segundo dia do festival é dedicado ao tema da guerra e da opressão. O filme em exibição, de direção do italiano Gillo Pontecorvo é a "A Batalha de Argel". O filme recria o período da revolução argelina nos anos 50, mostrando o ponto de vista de franceses e argelinos sobre o processo de independência.

Tradicionalmente, em todos anos, o festival sempre dedicou uma atenção especial às mulheres e a violência. Com a projeção ítalo-iraniana “Iran: velada e revelada novamente", dirigido por Firouzeh Khosrovany, o curta-metragem conta a história de mulheres iranianas, por meio de material de arquivo da Cinecittà, além de imagens tiradas do álbum de família do próprio diretor.

Por fim, a seleção Plura+Selection, criada para estimular os jovens de todo o mundo para lidar com questões como a integração de projetos de vídeo, identidade, diversidade, direitos humano apresenta obras da Itália, Austrália e Bélgica.

Além da apresentação dos filmes, o festival traz também mostra artísticas do design Nido Campolongo, apresentação de duo de dança e uma área destinada a enogastronomia.

domingo, 26 de janeiro de 2014

Eugénia Melo e Castro recebe grau de Dama da Ordem do Infante D.Henrique

Evento marca também lançamento de três livros de Maria Alberta Menéres, mãe da cantora portuguesa


  
A artista portuguesa Eugénia Melo e Castro foi condecorada por Portugal, representado pelo Embaixador do país, Francisco Ribeiro Telles, em evento no Consulado Geral de Portugal em São Paulo, no último sábado 25 de janeiro.
Eugénia foi agraciada com o grau de Dama da Ordem do Infante D.Henrique (uma das mais relevantes distinções honoríficas portuguesas) pela sua trajetória no mundo da música, a sua importante relação com o Brasil e seu enorme contributo para a aproximação entre os dois povos. A cantora teve e continua a ter um papel de destaque na revelação e redescoberta de Portugal no Brasil.
A recepção marcou também o lançamento dos livros “Conversas com versos”, “Figuras Figuronas” e “Camões, o super-herói da língua portuguesa”, da escritora Maria Alberta Menéres, mãe de Eugénia, que foi representada pela cantora e pelo artista Fernando Lemos, responsável pelas ilustrações da publicação sobre Camões.

Serviço
Condecoração de Eugénia Melo e Castro
Data: 25 de janeiro
Horário: 15h às 16h30
Local: Consulado Geral de Portugal em São Paulo
Endereço: Rua Canadá, 324 – Jardim América


Eugênia Melo e Castro e Maria dos Anjos Oliveira

Elza Miné, Prof. Emérita de Literatura Portuguesa-Faculdade de Letras da USP;
Ernesto Melo e Castro, Poeta e membro do Movimento Concretista em Portugal,
ensaísta  e prof. convidado da Faculdade de Letras da USP; e Maria dos Anjos Oliveira,
Artista e Produtora Cultural, Diretora Cultural do Clube Português.

Eugênia Melo e Castro e Maria dos Anjos Oliveira

Maria dos Anjos Oliveira e o Senhor Embaixador Francisco Ribeiro Telles

Maria dos Anjos Oliveira e Fernando Lemos 

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Gabriel Gonzaga emociona plateia na Casa de Portugal

Música, poesia e teatro marcaram a tarde de domingo na Casa de Portugal
Gabriel Gonzaga no auditório da Casa de Portugal

A jornada cultural do dia 8 de dezembro no auditório da Casa de Portugal, iniciou-se com a apresentação do talentosos violonista Gabriel Gonzaga, vindo do Rio de Janeiro especialmente para lançar seu primeiro disco "Acaso".
A diretora cultural da entidade, Maria dos Anjos Oliveira, recebeu o público com a simpatia e alegria costumeira de sempre. Chamou ao palco Gonzaga e afirmou da grande alegria de estar recebendo o músico naquela casa e reafirmou seu compromisso de sempre estar auxiliando jovens talentos.
Gabriel não escondeu sua emoção e contentamento em mostrar para o público paulista seu novo trabalho, aliás ele também é paulista de nascimento. Em arranjos instrumentais para violão solo, o CD "Acaso" propõem um passeio por várias fases da canção brasileira, de 1930 até hoje, e também um resumo musical da trajetória de Gabriel Gonzaga. Explorando o instrumento em seus vários recursos numa seleção de sambas, choros e outros temas populares, o álbum resgata composições menos conhecidos de autores de ontem e de hoje, mas já elevados à categoria de clássicos da nossa música, e também canções inéditas.

O repertório do recital constou das seguintes músicas: Pipa voada (G. Gonzaga), Caco velho (Ary Barroso), O que foi que eu fiz? (Augusto Vasseur), Nova ilusão (José Menezes / Luiz Bittencourt), o inédito Ipanema, choro de Newton Mendonça; do maestro Tom Jobim, um dos compositores preferidos de Gabriel, foram apresentadas Água de beber, Outra vez, Só danço samba e Ela é carioca. Da nova safra da MPB, foram apresentadas Nada por mim (Herbert Vianna / Paula Toller) e Felicidade (Marcelo Jeneci).
A cantora Denise Duran fez uma intervenção especial e cantou acompanhada por Gonzaga os sambas-canções Se é por falta de adeus e Quem foi?, o primeiro de autoria de sua irmã Dolores Duran (1930-1959) e Tom Jobim, e o segundo fruto da parceria de Dolores e do pianista Ribamar.
Gabriel acompanha a cantora Denise Duran
Para terminar, o jovem violonista apresentou Olhos nos olhos (Chico Buarque), Influência do Jazz (Carlos Lyra) e Acaso, música que dá título ao disco, trata-se de uma fantasia composta por Gonzaga em um momento delicado de sua vida.
A plateia ficou embevecida com a beleza do recital. Gabriel é muito talentoso e toca com muita emoção. Uma revelação da música instrumental brasileira. Que venham outras apresentações na capital paulista!
Em seguida, Maria dos Anjos Oliveira anunciou uma surpresa para o público: a abertura dos saraus literários em homenagem a poetiza portuguesa Florbela Espanca, falecida justamente no dia 8 de dezembro de 1930.

Houve a apresentação do monólogo Florbela Espanca - A hora que passa, com direção de Fábio Brandi Torres, pesquisa e atuação de Lorenna Mesquita e dramaturgia de ambos. Ainda no mesmo dia, a atriz apresentou ao público presente o poema inédito Riso Amargo, um dos seis poemas descobertos recentemente e divulgados, no último dia 6, em Lisboa. A apresentação foi acompanhada de fados tocados ao vivo pelo violonista Thomaz Marra.

Lorenna Mesquita e Thomaz Marra
A programação da Semana Florbela Espanca segue diariamente, até sábado, com saraus de poemas e cartas, sempre às 19 horas, no auditório da Casa de Portugal. Lorenna Mesquita é acompanhada por música ao vivo. Todo dia uma nova programação. A entrada é franca.

*****

Confira mais fotos do evento.



Maria dos Anjos Oliveira abre o recital de violão

Gabriel Gonzaga e Denise Duran

A fadista Ciça Marinho prestigiou o evento. Aqui com Gonzaga

Gabriel autografa seu Cd's

Público

Lorenna Mesquita e Thomaz Marra

A atriz Lorenna Mesquita, que interpreta Florbela Espanca, e Maria dos
Anjos Oliveira

Florbela Espanca recebe semana de homenagens na Casa de Portugal

A atriz Lorenna Mesquita e o violonista Thomaz durante a abertura
da Semana Florbela Espanca
​A poeta portuguesa Florbela Espanca será homenageada durante toda a semana do dia 8 a 14 de dezembro, com saraus diários, às 19h, na Casa de Portugal. Na abertura do evento, no domingo, houve a apresentação do monólogo Florbela Espanca - A hora que passa, com direção de Fábio Brandi Torres, pesquisa e atuação de Lorenna Mesquita e dramaturgia de ambos. Ainda no mesmo dia, a atriz apresentou ao público presente o poema inédito Riso Amargo, um dos seis poemas descobertos recentemente e divulgados, no último dia 6, em Lisboa. A apresentação foi acompanhada de fados tocados ao vivo pelo violonista Thomaz Marra.
A programação da Semana Florbela Espanca segue diariamente, até sábado, com Saraus de poemas e cartas, sempre acompanhados por música ao vivo. Todo dia uma nova programação. A entrada é franca.
 ​
O Espaço
A Casa de Portugal é um centro de tradição e preservação dos valores histórico-culturais dos portugueses e luso-brasileiros em São Paulo. E sua estrutura é cenário ideal para a realização desta homenagem a Florbela Espanca, a começar pela grande entrada do prédio, de arquitetura belíssima, que reflete o ideal de receber muito bem todos que ali adentram. "Temos o prazer de receber a comunidade portuguesa e todos os apreciadores de teatro, música e poesia", afirma Maria dos Anjos Oliveira, diretora cultural da Casa.
A atriz Lorenna Mesquita, a diretora cultural da Casa de Portugal, Maria dos
Anjos Oliveira e o violonista Thomaz
 ​O Projeto
​Lorenna Mesquita, à frente da Srta.Lô Produções, que idealizou do evento, explica que a escolha da data não é por acaso: dia 8 é aniversário de vida (1894) e de morte da poeta, que cometeu suicídio, em 1930. "Ela era intensa demais, não cabia nela mesma. Estava à frente do seu tempo. Não conseguia dormir, tinha a saúde frágil e uma angústia imensa por não receber da vida o que mais queria: amor. E foi exatamente a sua vida que ela transferiu para os poemas, contos e cartas, onde apresentou seus mais íntimos desejos", diz.
A atriz comenta que a realização da Semana Florbela Espanca é parte de um grande projeto concebido para divulgar a poeta portuguesa, que ainda não é tão conhecida como o seu conterrâneo Fernando Pessoa. Apaixonada pelos textos "florbelianos", Lorenna pesquisa sobre a vida e obra da poeta há quase três anos, inclusive esteve em Portugal, no início deste ano, para visitar as principais cidades em que Florbela viveu: Vila Viçosa, Évora e Matosinhos, além de Lisboa e Porto. "Eu precisava beber na fonte. Conhecer de perto a terra de Florbela Espanca para ter uma pesquisa mais consistente", conta a atriz que conheceu praças com os bustos em homenagem à poeta, o cemitério onde está enterrada e conseguiu entrar na casa onde Florbela viveu, em Matosinhos, que se encontrava em estado lastimável. A viagem rendeu um vídeo-diário e um documentário que serão lançados em breve.
 ​Semana Virtual
​A Semana Florbela Espanca acontecerá simultaneamente nas redes sociais. A Srta.Lô Produções criou no Facebook a página Florbela Espanca - Poeta e o perfil no twitter @belinhaespanca para divulgar pensamentos de Florbela. Durante o evento, esses canais ganham programação especial. A cada dia serão postados audio-poesias, video-poesias, video-leitura de cartas, além de poemas escritos, produzidos pela Srta.Lô especialmente para a Semana. Também de 8 a 14/12, sempre a partir das 2h da manhã, hora de nascimento e de morte de Florbela Espanca.
​ Serviço
 Semana Florbela Espanca
 De 8 a 14/12, diariamente, às 19 horas.
 Casa de Portugal - Avenida da Liberdade, 602 (metrô Liberdade - linha azul).
 Telefones: 3273.5555
 Entrada franca.
 Duração: 60 minutos
 Idade Recomendada: 14 anos
 ​Contatos:
 Produção: Lorenna Mesquita
 E-mail: lorennamesquita@gmail.com


A atriz Lorenna Mesquita e a diretora cultural da Casa de Portugal, Maria dos
Anjos Oliveira 

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Lançamento Revista Arganilia em Homenagem a João Alves das Neves



Quando se relembrarem 2 anos após o desaparecimento físico do Professor João Alves das Neves, a aldeia do Pisão (Coja) assistirá ao lançamento daquela que será a sua obra mais emblemática: a Revista Cultural da Beira Serra - ARGANILIA.
No dia 12 de Janeiro de 2014 e pelas 15 horas será feita a memória de João Alves das Neves com uma romagem ao cemitério de Coja, seguindo-se meia hora mais tarde e na extinta escola primária do Pisão a apresentação do nº26 da revista ARGANILIA, agora dirigida por Nuno Mata.
Depois de tantos números em que João Alves das Neves homenageou e enalteceu figuras da região, o vice-director da revista e a família do homenageado decidiram dedicar-lhe esta edição que conta com depoimentos de Portugal e do Brasil, para além de artigos acerca de temáticas tão apreciadas pelo fundador da revista e por todos quantos a seguem há 22 anos.
Os textos de Alexandre Cerejeira, António Lambertini, António Lopes Machado, Beatriz Alcântara, Carlos Francisco Moura, Dalila Teles Veras, Francisco Seixas da Costa, Idalina da Conceição Gomes, Isabel Murteira França, Ives Gandra da Silva Martins, José C. da Silva, José Dias Coimbra, Lina Alves Madeira, Maria Beatriz Rocha-Trindade, Nuno Mata, Paulo Veiga, Raul Francisco Moura, Regina Anacleto, Rui Fernão Mota e Costa, Teresa Rita Lopes e Tereza Cristina Vitali enriquecem as 198 páginas deste número, onde consta uma interessante fotobiografia do autor e outras curiosidades.
João Alves das Neves dedicou quase toda a sua vida à cultura, nomeadamente à lusofonia, com particular destaque para as relações Luso-Brasileiras, a cultura e identidade da Beira Serra e o estudo de Fernando Pessoa. Foi colaborador de diversas publicações, inscrevendo o seu nome em dezenas de títulos, professor universitário e redator no prestigiado jornal Estado de S. Paulo, para além de outras valências em outros tantos desempenhos.
Será, julgamos, um precioso momento de recordação de um dos grandes vultos intelectuais da Beira Serra, mas também o cimentar do projecto ARGANILIA que teima em permanecer vivo.

O evento conta com a colaboração da Comissão de Melhoramentos e Beneficência do Pisão que quis associar-se a tão sentida data.

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Gabriel Gonzaga apresenta "Acaso" no IHGSP e na Casa de Portugal




O jovem músico e pesquisador musical, Gabriel Gonzaga, estará em São Paulo nos próximos dias 30 de novembro e 8 de dezembro para apresentar para o público paulista seu novo CD "Acaso".

O primeiro espetáculo acontecerá no dia 30/11, às 10 horas, na Sala de Artes Paulistanas, no Instituto Histórico e Geográfico SP, com o apoio de Mário Albanese, que fará uma participação especial.

Em 8 de dezembro, às 17 horas, será a vez da apresentação no auditório da Casa de Portugal. Desta feita, com o apoio e colaboração da Diretora Cultural, Maria dos Anjos Oliveira. A cantora Denise Duran, irmã da saudosa e talentosa Dolores Duran, fará uma intervenção exclusiva.
Ambas as apresentações terão entrada gratuita.
Gabriel Gonzaga é paulistano. Teve seu interesse despertado pela música aos 12 anos, época em que começou seus estudos de violão. Suas principais influências foram os grandes músicos e arranjadores brasileiros que conheceu através dos LP’s que passou a colecionar.
Radicado no Rio de Janeiro desde 2009, concluiu o curso de Contrabaixo Acústico no Conservatório Villa Lobos, na classe do prof. Omar Cavalheiro, e atualmente cursa Percepção e Harmonia no CIGAM (Centro Ian Guest de Aperfeiçoamento Musical).  Já atuou em shows e gravações ao lado de Denise Duran, Luely Figueiró, Salomé Parísio, Marion Duarte e outros artistas veteranos do rádio brasileiro. Atualmente, faz parte do Coral do Teatro Baden Powell e integra como contrabaixista a banda Qestione, em fase de produção de seu primeiro single.
O CD "Acaso" conta com arranjos instrumentais para violão solo, que propõem um passeio por várias fases da canção brasileira, de 1930 até hoje, explorando o instrumento em seus vários recursos numa seleção de sambas, choros e outros temas populares, o álbum resgata composições menos conhecidos de autores de ontem e da atualidade, mas já elevados à categoria de clássicos da nossa música, e também canções inéditas. ´
Os eventos contam com o apoio cultural do IHGSP, Casa de Portugal, Clube Português e Ordem dos Músicos do Brasil / CRESP.
Serviço
Lançamento CD "Acaso" - 1º espetáculo
Data: 30 de novembro - sábado
Horário: 10 horas
Local: Instituto Histórico e Geográfico SP
            Sala de Artes Paulistanas - 4º andar
            Rua Benjamin Constant, 158, centro
            Tel: 3242-8064
            próximo a estação Sé do metrô.
Lançamento CD "Acaso" - 2º espetáculo
Data: 8 de dezembro - domingo
Horário: 17 horas
Local: Auditório da Casa de Portugal
           Avenida Liberdade, 602 - 3º andar
           Tel: 3209-5554
           próximos as estações Liberdade e São Joaquim do metrô.


quarta-feira, 6 de novembro de 2013

ENCONTRO MUNDIAL DE MULHERES MIGRANTES EXPRESSÕES FEMININAS DA CIDADANIA



O Encontro da Associação de Estudos da Mulher Migrante aconteceu nos dias 24 e 25 de outubro, no Palácio das Necessidades, Largo do Rilvas, em Lisboa.

Este Encontro Mundial é organizado pela "Mulher Migrante Associação de Estudo, Cooperação e Solidariedade", com o patrocínio da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas.
A Diretora Cultural do Clube Português, Maria dos Anjos Oliveira, entregou para as organizadoras do congresso, Dra. Maria Manuela Aguiar e Dra. Rita Gomes, um dossiê das atividades culturais da entidade em 2013 e as Láureas Luis de Camões, outorgadas pelo Clube Português.
Sobre o balanço e a importância deste Encontro, compartilhamos com nossos internautas o texto da Dra. Maria Manuela Aguiar, que nos foi enviado pela jornalista Eulália Moreno:
São 20 anos da "Mulher Migrante- Associação de Estudos, Cooperação e Solidariedade".
20 anos de intenso envolvimento na vida das comunidades da Diáspora, olhando a sua situação e o seu evoluir, através da acção, das perspectivas e projectos de mulheres, que estão, ainda quando não parecem estar, na base da sua construção e das suas profundas transformações.
20 anos de estudo: de apelo constante a um encontro de mundos, não muito fáceis de aproximar - o mundo do "saber de experiência feito" e o da investigação científica - que sempre, com excelentes resultados, procurámos pôr em diálogo nos numerosos congressos, colóquios, jornadas de reflexão, em que é pródigo este passado de duas décadas.
20 anos de cooperação e solidariedade com instituições de muitas comunidades e países e com sucessivos governos, no que poderemos chamar políticas de emigração, com uma componente fundamental de género..
Em Portugal, o embrião das políticas para a igualdade e promoção activa da cidadania, através da audição das mulheres da diáspora, vem de longe, da meia década de 80, podendo nós, por isso,  reclamar neste domínio um inquestionável pioneirismo, em termos europeus e universais -  mais um dos assomos de  vanguardismo com que o nosso País surpreende os outros, de vez em quando...
Mas foi preciso esperar pelo início do século XXI para podermos falar de políticas desenvolvidas com caracter sistemático, no cumprimento assumido, dentro e fora do País, das tarefas que o legislador constitucional impõe ao Estado para promover o aprofundamento da democracia, que passa necessariamente pela efectiva igualdade para as mulheres na vida da República, ou "res publica".
Julgo que podemos afirmar que e emergência de um novo ciclo de políticas para a igualdade, se abriu com os " Encontros para a Cidadania - a igualdade entre homens e mulheres"., realizados em diferentes regiões do mundo, entre 2004 e 2009, e agora continuados  em Encontros Mundiais de caracter periódico, numa parceria entre o Governo e a "sociedade civil", conforme o previsto na inédita Resolução nº 32/2010, proposta pelo então deputado pela Emigração José Cesário.
A AEMM, cujas fundadoras haviam estado, quase todas, na organização do 1º Encontro Mundial em 1985, ligou, de uma forma explícita, querida e afirmada, o seu destino a este processo histórico - e o tê-lo conseguido até ao presente reforça a vontade de se transcender em novas iniciativas e colaborações cívicas, levadas a cabo, como sempre aconteceu, em espírito de puro voluntariado e com o impulso de fortes convicções.
As políticas de género na emigração - e a AEMM pode bem testemunha-lo enquanto parceira de governos de diferentes quadrantes político partidários - são um exemplo de continuidade, de respeito pelos princípios constitucionais, vazados em boas práticas  - uma continuidade que é coisa rara em Portugal,  cuja vida pública é marcada pela tentação de destruir tudo o que vem do passado, por vezes até dentro do mesmo governo (com a simples mudança do titular da pasta), num quadro de permanente instabilidade, em rupturas e recomeços que significam tremendos desperdícios de meios e energias...
É, pois, muito bom poder, em contracorrente, prosseguir, com o Dr José Cesário, o trabalho encetado com o Dr. António Braga, com a Dra Maria Barroso. a Presidente  dos Encontros para a Cidadania, grande cidadã Portuguesa, que nos deu a honra de conosco tem estado, como inspiradora e aliada, desde o início.
20 anos, a perseguir a utopia igualitária! Utopia ainda, mas a permitir-nos falar em certezas de progresso, nas expressões femininas da cidadania, pondo em foco as suas realizações, nos múltiplos domínios em que interagem  com os homens no espaço nas comunidades do estrangeiro. Na verdade,  o todo das comunidades, os homens, como as mulheres, não estão ausentes das nossas preocupações, porque o equilíbrio que desejamos é necessariamente construído também com eles`.
É a emigração toda que está no horizonte das nossas preocupações nesta conjuntura dramática que atravessamos, perante um êxodo desmesurado em que as mulheres, pela primeira vez, ombreiam com os homens, e os trabalhadores menos qualificados, com o melhor da "inteligentzia" nacional...
Os movimentos migratórios actuais  criaram novos estereótipos. que levam à negaçãod a existência, ou, melhor, da coexistência de uma emigração de perfil tradicional, num eterno recomeço... Portugal é o País das migrações sem fim, como eu não deixei de lembrar nos tempos em que nascia a AEMM e em que a "classe política", se me posso permitir esta generalização, acreditava que a adesão à CEE, com a sua promessa de desenvolvimento imparável, pusera termo a um fenómeno até então considerado como inelutável...
Vamos agora, ao longo de dois dias de diálogo,  reflectir e falar  sobre a emigração feminina, sobre as jovens envolvidas no recomeço destas grandes vagas migratórias  e, igualmente, sobre as que têm já um longo percurso nas comunidades, questionando a relação entre género e formas de expressão na política, no associativismo, nas artes, na prática empresarial...
É ainda cedo para sabermos se os que partem deixam o País para trás, ou o levam consigo, se são "desistentes" ou "resistentes"...As mulheres terão a palavra para fazer prognósticos sobre o seu futuro no movimento para o futuro das comunidades, enquanto parte integrante da nação portuguesa em diáspora.
  
Capa do programa do Encontro

Interior do Palácio das Necessidades

Público presente a abertura do Encontro no dia 24 de outubro

Dra. Rita Gomes ao microfone

Dra. Maria Manuela Aguiar e Maria dos Anjos Oliveira

Dra. Maria Manuela Aguiar recebe a Láurea Luis de Camões do Clube
Português de São Paulo

Dra. Maria Manuela Aguiar recebe a Láurea Luis de Camões do Clube
Português de São Paulo

Maria dos Anjos Oliveira, deputada Maria João Ávila e Thais Matarazzo

Maria dos Anjos Oliveira, Thais Matarazzo e a deputada Maria João Ávila


Dra. Maria Manuela Aguiar e Maria dos Anjos Oliveira
Maria dos Anjos Oliveira e Dra. Rita Gomes


Maria dos Anjos Oliveira, Dra. Rita Gomes e Thais Matarazzo





terça-feira, 15 de outubro de 2013

6º Concurso Violonístico Johann Sebastian Bach

Uma parceria da Fundação Hermann Hauser da Alemanha e a Casa de Portugal de São Paulo

Maria dos Anjos Oliveira entre os participantes do concurso 6º Concurso Violonístico Johann Sebastian Bach

Realizou-se no último fim de semana na Casa de Portugal de São Paulo o 6º Concurso Violonístico Johann Sebastian Bach, uma iniciativa da Fundação Hermann Hauser da Alemanha para a promoção do instrumento, do qual é o fabricante de maior renome, e estimular as novas gerações de estudiosos e intérpretes do violão pelo mundo.

Destacamos ser esta a primeira edição do prestigiado concurso em solo americano, o que já confere estatuto de evento histórico.

Fora da Europa este concurso realizava-se apenas no Japão, e o empenho em trazê-lo ao Brasil leva em conta a tradição e a reputação do país e dos músicos brasileiros no universo do violão, - reputação para qual muito contribuíram figuras do porte de Baden Powell, um dos mais notáveis representantes desta grande galeria e que fez carreira de sucesso na Alemanha.

Podemos dizer que passaram pela Casa de Portugal entre os dias 10 e 12 de Outubro um elenco que não será exagero atribuir a “nata” da nova geração dos intérpretes do violão no Brasil.

Sob a coordenação do violonista e professor da Universidade de Maringá Flávio Apro, a banca contou ainda com concertistas de renome como Rafael Altro, Gilson Antunes, Luciano César Morais, Jovane Oliveira e Victor Garbelotto, - tendo à primeira colocação o jovem concertista Bruno Madeira representante do estado de Santa Catarina.


A Casa de Portugal fez-se representar pela sua diretora cultural, Maria dos Anjos Oliveira na abertura e encerramento do evento e a entrega de prêmios aos 3 primeiros colocados, que se credenciaram a representar o Brasil na próxima edição mundial do concurso em Munique, na Alemanha em 2014.

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Exposição "Coletiva de Cinco" na Casa de Portugal


Caros amigos,
Convidamos a todos os artistas e amigos para o vernissage da mostra de arte, <<Coletiva de Cinco>> apresentando a Professora T. Machado e os demais artistas: Antonieta Tambeline , Gislene Nascimbene Magalhães , Josete Vidal Campos , Carlos Segre.
 Desde já, agradecemos a presença de todos.
Muito obrigada.
Maria dos Anjos Oliveira- Curadora
Diretora Cultural da Casa de Portugal
Serviço:
Projeto <<Coletiva de Cinco>>
Local: Galeria -Casa de Portugal
           Av. Liberdade , 602
Abertura: 5 de Setembro de 2013, a partir das 19 horas
Período de duração: de 6 a 20 de Setembro de 2013, das 10 as 17 horas.
Próximo as estações do metrô Liberdade e São Joaquim

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Dica cultural: Exposição coletiva de artistas na Anjos Art Gallery - 31 de agosto


O Depto. Cultural do Clube Português recomenda a Exposição Coletiva de Artistas Plásticos da Anjos Art Gallery.
A exposição, com curadoria de Maria dos Anjos Oliveira, traz obras de Jurandir de Freitas Jr., Norma Amaral, Salete Venzon, Mirthes Bernardes, Hory Gomes, Sérgio Green, Jane Hilda Badaró, Olivia Rosa Carnevale, Helena Aico, Carlos Segre, Ivete Canovas, T. Machado, Dalila Nascimento e Therezinha F. Lorenzi.
A visitação acontece de 1º a 15 de setembro, das 10h às 19h.
A curadora ressalta: "Divulgar e promover a arte brasileira através das artistas aqui residentes é o nosso maior objetivo".
                                                                  *****************
Serviço
Exposição coletiva de artistas na Anjos Art Gallery
Espaço Paulista de Artes
Visitação: 1º a 15 de setembro de 2013
Horário: 10h às 19h.
Rua Francisco Leitão, 190 - Pinheiros
3872-7232



terça-feira, 20 de agosto de 2013

Ato Solene “Homenagem às Personalidades das Comunidades” 2013

            No próximo dia 27 de agosto de 2013, às 19 horas, no Auditório André Franco Montoro da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, o CONSCREConselho Estadual Parlamentar das Comunidades de Raízes e Culturas Estrangeiras, na pessoa de seu presidente, Sérgio Serber, num evento convocado pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, prestará uma homenagem às pessoas que, por indicação de suas comunidades, tenham se destacado no ano de 2012.
             O evento, um dos mais tradicionais do nosso Conselho e que se realiza desde 2007, neste ano contará com a participação de várias comunidades, dentre elas, a alemã, árabe, a grega, a espanhola, a italiana, a japonesa, a judaica, a russa, a paraguaia, a peruana, a portuguesa, a coreana e a boliviana.  
              Este ano, o homenageado da Comunidade Portuguesa é o  Sr. TEODORO HENRIQUE DA SILVA.
             Após o Ato Solene, por volta das 21 horas, recepcionaremos os convidados no Hall Monumental da Assembleia Legislativa, com apresentações de canto e dança e degustação de comidas e bebidas típicas, tudo em ilhas gastronômicas muito animadas, organizadas e oferecidas pelas comunidades.
                                                                                                         
Esperamos sua comunidade lá!
----

Maria dos Anjos Oliveira
Diretora Cultural
Clube Português de São Paulo


quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Projeto "Sempre um papo" com Francisco Azevedo e Gonçalo M. Tavares no Sesc Vila Mariana



   
O 'Sempre Um Papo' recebe em São Paulo o escritor Francisco Azevedo para debate e lançamento de seus livros 'O Arroz de Palma' (Ed. Record) e 'Doce Gabito' (Ed. Record). O evento ocorre no dia 15 de agosto, quinta-feira, às 20h, no Sesc Vila Mariana, com entrada gratuita.

O Arroz de Palma
Primeiro romance a tratar da imigração portuguesa para o Brasil no século XX, O Arroz de Palma narra a saga de uma família em busca de um futuro melhor, superando diversas dificuldades. Nos cem anos em que acompanhamos suas vidas, irmãos brigam e fazem as pazes. Uns casam e são felizes, outros se separam. Os filhos ora preocupam, ora dão satisfação. Tudo sempre acompanhado pelo arroz jogado no casamento dos patriarcas, José Custódio e Maria Romana, em 1908. Grão que serve de fio condutor desta história, como migalhas de pão jogadas no labirinto da memória.

'O Arroz de Palma' é um romance delicado, que emociona e comove. Com um certo ar de Isabel Allende, a trama tem um forte componente sentimental. Uma nostalgia por um tempo em que a família abrigava as pessoas. Um ideal que, portugueses ou não, todos herdamos.

Doce Gabito


Em 'Doce Gabito', Francisco Azevedo cria uma trama delicada, que envolve e, antes de mais nada, comove. Um romance mágico, mas extremamente enraizado na história recente do Brasil. Aqui, ele conta a fantástica história de Gabriela Garcia Marques, uma mulher imaginativa e sonhadora que luta para não se deixar abater pelas adversidades de seu tortuoso destino: A morte dos pais e do avô Gregório quando ainda era menina. A difícil convivência com sua tia Letícia, dona de um prostíbulo no bairro da Glória. A atribulada adolescência.

A camaradagem com as “meninas” do casarão. A paixão de José Aureliano. A dolorosa perda de Florentino, seu grande amor. A amizade de Verônica. E, é claro, a presença constante de um simpático senhor de fartos bigodes que cedo ela descobre ser o renomado escritor colombiano Gabriel García Márquez, cujo apelido é Gabito. Pura ficção? Não importa. Esta é uma bela e comovente história escrita com o pulsar do coração de uma personagem que, de início, assume “não se livrar do hábito de colecionar felicidade e imaginar utopias que lhe parecem perfeitamente realizáveis.”

Francisco José Alonso Vellozo nasceu no Rio de Janeiro em 1951, é dramaturgo, roteirista cinematográfico, poeta e ex-diplomata. Começou a se dedicar à literatura em 1967, quando venceu concurso promovido pela Organização dos Estados Americanos (OEA). Além de livros e peças de teatro encenadas no Brasil e no exterior, Francisco Azevedo já escreveu para mais de 250 produções, incluindo roteiros de longa e curta-metragem, documentários e multimídias premiados e comerciais de televisão.
***
Ainda este mês, o Sempre Um Papo receberá o premiadíssimo autor português Gonçalo M. Tavares, no debate e lançamento do livro "Canções Mexicanas".


SERVIÇO:

Local: Sesc Vila Mariana - Rua Pelotas, 141 - Vila Mariana
Informações: (11) 5080-3000 – www.sempreumpapo.com.br

ESTACIONAMENTO: - Veículos, motos e bicicletas - Terça a sexta, das 7h às 21h30; Sábado, domingo, feriado, das 9h às 18h30 – Taxas: R$3,00 a primeira hora e R$ 1,00 por hora adicional (matriculados); R$6,00 a primeira hora e R$ 2,00 por hora adicional (não-matriculados). Informações sobre outras programações ligue 0800 118220 ou consulte o site: www.sescsp.org.br




Divulgação: Paula Rangel – paula@sempreumpapo.com.br