sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Cedros do Bussaco no Parque Jardim da Luz


Os cedros do Bussaco do Parque Jardim da Luz, em São Paulo, tem uma história fascinante. Foram plantados em 15 de setembro de 1910. Trazidos de Portugal pelo Prof. Dr. Egas Muniz, um presente dos estudantes de Coimbra para os estudantes paulistas da Faculdade de Direito do Largo São Francisco. Cerca de uma década depois do plantio, foi colocada uma placa explicando também que os cedros do Bussaco é um simbolo da Batalha do Bussaco.

A Batalha do Buçaco (ou Bussaco, de acordo com a grafia antiga), foi uma batalha travada durante a Terceira Invasão Francesa, no decorrer da Guerra Peninsular, na Serra do Buçaco, a 27 de Setembro de 1810. De um lado, em atitude defensiva, encontravam-se as forças anglo-lusas sob o comando do Tenente-general Arthur Wellesley, primeiro Duque de Wellington. Do outro lado, em atitude ofensiva, as forças francesas lideradas pelo Marechal André Massena. No fim da batalha, a vitória mostrava-se nitidamente do lado anglo-luso.

Portanto, os cedros do Jardim da Luz completaram em 2013, 103 anos. Cresceram entrelaçados, demonstrando a amizade que une Brasil-Portugal. Abaixo, alguns flagrantes dos cedros em fotografias tiradas em dezembro/2013.





 Crédito: fotos de Thais Matarazzo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário