terça-feira, 15 de outubro de 2013

6º Concurso Violonístico Johann Sebastian Bach

Uma parceria da Fundação Hermann Hauser da Alemanha e a Casa de Portugal de São Paulo

Maria dos Anjos Oliveira entre os participantes do concurso 6º Concurso Violonístico Johann Sebastian Bach

Realizou-se no último fim de semana na Casa de Portugal de São Paulo o 6º Concurso Violonístico Johann Sebastian Bach, uma iniciativa da Fundação Hermann Hauser da Alemanha para a promoção do instrumento, do qual é o fabricante de maior renome, e estimular as novas gerações de estudiosos e intérpretes do violão pelo mundo.

Destacamos ser esta a primeira edição do prestigiado concurso em solo americano, o que já confere estatuto de evento histórico.

Fora da Europa este concurso realizava-se apenas no Japão, e o empenho em trazê-lo ao Brasil leva em conta a tradição e a reputação do país e dos músicos brasileiros no universo do violão, - reputação para qual muito contribuíram figuras do porte de Baden Powell, um dos mais notáveis representantes desta grande galeria e que fez carreira de sucesso na Alemanha.

Podemos dizer que passaram pela Casa de Portugal entre os dias 10 e 12 de Outubro um elenco que não será exagero atribuir a “nata” da nova geração dos intérpretes do violão no Brasil.

Sob a coordenação do violonista e professor da Universidade de Maringá Flávio Apro, a banca contou ainda com concertistas de renome como Rafael Altro, Gilson Antunes, Luciano César Morais, Jovane Oliveira e Victor Garbelotto, - tendo à primeira colocação o jovem concertista Bruno Madeira representante do estado de Santa Catarina.


A Casa de Portugal fez-se representar pela sua diretora cultural, Maria dos Anjos Oliveira na abertura e encerramento do evento e a entrega de prêmios aos 3 primeiros colocados, que se credenciaram a representar o Brasil na próxima edição mundial do concurso em Munique, na Alemanha em 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário