segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Programação da 1ª Feira Literária e Musical do Clube Português – tema música popular




        Ocorre em 1º de setembro, a 1ª. Feira Literária e Musical, com apresentações culturais de escritores e músicos. Uma realização do Depto. Cultural do Clube Português.
        A feira procura promover a importância da literatura e da música como ferramentas para se incentivar a cultura no país, e também, o intercâmbio entre autores e músicos.
        Haverá sessão de autógrafos e apresentações musicais.
        O evento conta ainda com o apoio da Ordem dos Músicos do Brasil – seção São Paulo.
        A entrada é franca e a classificação é livre. 
        Confira a programação.


Estarão presente os escritores:


Ayrton Mugnani Jr. -  jornalista, compositor, tradutor, pesquisador de música popular, escritor, radialista e até humorista. Colaborador de publicações como Dynamite, Cães & Cia., Superinteressante, Poeira Zine, 20/20 Brasil e virtuais como Senhor F, Burburinho, Yahoo Brasil e Garage Hangover. Autor de livros sobre Adoniran Barbosa, Roberto Carlos, Rita Lee, John Lennon, Chiquinha Gonzaga, Raul Seixas, o grupo Queen e outros, além da primeira enciclopédia sobre música sertaneja e da primeira grande pesquisa mundial sobre música e circo, para o Centro de Memória do Circo.















Diego Nunes - formado pela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP, e desenvolve pesquisas sobre a cultura popular brasileira. Trabalha no departamento de arquivo da TV Record e é membro da diretoria da Pró-TV (Associação dos Pioneiros, Profissionais e Incentivadores da Televisão Brasileira). Já defendeu suas pesquisas em diversos congressos e colaborou com autores para diversas publicações, inclusive no exterior. Em 2012 lançou seu primeiro livro, "Salomé Parísio, o Rouxinol do Norte", escrito em parceria com Thais Matarazzo e Fábio Siqueira. Atualmente, pesquisa as adaptações cinematográficas de histórias em quadrinhos.










José de Almeida Amaral Júnior - professor universitário em Ciências Sociais; Economista, pós-graduado em Sociologia e mestre em Políticas de Educação; Colunista do Jornal Mundo Lusíada On Line, do Jornal Cantareira e da Rádio 9 de Julho AM 1600 Khz de São Paulo. Autor do livro "Chorando na Garoa: Memórias Musicais de São Paulo", 2013.












Norma Hauer - Pesquisadora. Escritora. Formada em odontologia. Nascida em Curitiba, mudou-se para o Rio de Janeiro em 1927 indo residir no Bairro de Santa Tereza. A partir da década de 1990 mudou-se para a Tijuca. É autora dos livros "Carlos Galhardo: uma voz que é um poema"  e "Nas ondas da Mayrink".










 
Patrícia Rodrigues - jornalista, historiadora, pesquisadora musical e escritora. Trabalhou no departamento de jornalismo das Rádios Manchete e Viva Rio. Desde 1996, dedica-se à história do rádio e da música. Colabora com a Rádio Nacional do Rio de Janeiro, escrevendo programas sobre a vida e a obra de artistas da MPB que fizeram carreira no rádio, e também com a SBACEM (Sociedade Brasileira de Autores, compositores e escritores de música), onde, entre outras atividades, foi responsável pela recuperação do acervo do compositor Adelino Moreira. É autora do livro Adelaide Chiozzo - O Acordeom e o Beijinho doce, que faz parte da Coleção Aplauso, da Imprensa Oficial de São Paulo. 








O livro “Rosário da Saudade e outras histórias de Juquery – Mairiporã”, escrito pelo bibliotecário e memorialista Pedro Thomaz Pereira, é uma coletânea de crônicas e reportagens históricas publicadas em vários jornais da região do Vale do Juquery - Atibaia, Mairiporã, Caieiras, entre outras, ao longo destes anos de 1.967 a 2.012. O pesquisador trabalhou muitos anos como professor e bibliotecário na Escola Estadual Hermelina de Albuquerque Passarella, no centro da cidade de Mairiporã-SP. Em 1.992 criou o projeto “HISTÓRIA VIVA” que visava resgatar os 400 anos de História da região Juntamente com seus alunos, não só organizava encontros com pessoas com mais de 50 anos, testemunhas oculares da História para falar de suas vidas, de sua cidade, de suas saudades, para relatos sobre episódios, e eventos do passado, como também criou o slogan “Revirando o baú da vovó” incentivando as crianças e os jovens a visitarem seus avós e trazerem para a escola fotos, documentos e jornais antigos para montar uma exposição sobre a Memória da Região Juqueryorana.
 




 

Thais Matarazzo - jornalista, pesquisadora musical, palestrante e escritora.  É autora do
blog   thmatarazzo.bloguepessoal.com. Autora dos livros "Irene Coelho, uma brasileira de coração português", "Salomé Parísio - O Rouxinol do Norte" (parceria), "A Dinastia do Rádio Paulista" (parceria com Valdir Comegno) e "A Música Popular no Rádio Paulista, 1928-1960".













                                     ***

Estarão presente os músicos e cantores:









Prof. Roberto Bueno - Autor de 18 livros com tiragem esgotada, sendo o ultimo livro Música Arte Profissão. Diplomado pelo Conservatório Musical Alberto Nepomuceno.  Professor pela The American Accordionists Association of New York e pela União Brasileira de Acordeonistas “Professor A. Franceschini”. Leciona Melodia, Harmonia e Bateria para o curso técnico de jurados Grupo Especial Grupo de Acesso da Liga União das Escolas de Samba de São Paulo. Membro do Conselho Estadual de Música da Comissão do Governo do Estado de São Paulo - Secretaria da Cultura.










Ciça Marinho - cantora e compositora. Ciça Marinho se considera, musicalmente, brasileira e  portuguesa. Filha de portugueses, Ciça nasceu em São Paulo e sempre perseguiu a ideia da união musical entre as terras irmãs. Com 15 anos de carreira, estudou piano e canto, inclusive com a cantora lírica Maude Salazar. Tem três discos e um DVD, “Ciça Marinho Ao Vivo” (2006), “Minhas Raízes” (2008) e, o mais recente, lançado em agosto de 2012 “Além mar, além de mim”, com participação especial do fadista português Jorge Fernando e do acordeonista Oswaldinho do Acordeon.








Gabriel Gonzaga - músico, compositor, arranjador e pesquisador. Formado em Contrabaixo Acústico pelo Conservatório Villa Lobos/RJ e violonista autodidata. Aos 18 anos, conquista o 2º lugar no "Festival Instrumental para Viola, Violão e Guitarra", realizado em Campinas/SP, passando então a dedicar-se integralmente à música. Já atuou em shows e gravações com diversos cantores e bandas, em São Paulo e Rio de Janeiro, produção musical de peças teatrais e, recentemente, lançou seu primeiro disco, um EP chamado "Acaso" coma arranjos para violão solo.







 

Helena Cristina Costa Cabral - professora de música, publicitária, musicista, compositora de músicas infantis, tendo editado pela Editora Criança Feliz Ltda. - Calendário Criança Feliz / Contos e Cantos e, atualmente, autora do CD Cantar é Brincadeira da coleção Minhas Aprendizagens pela Editora Suplegraf Ltda.










Mário Albanese - músico por definição e berço, advogado, professor, jornalista, comunicador de rádio e televisão, compositor. Em 1965, lançou com Cyro Pereira o Jequibau que, inserido em métodos de ensino e vencedor de concursos internacionais, foi festejado pela crítica nacional e internacional. Na avaliação do crítico e autor da Enciclopédia de Jazz, Leonard Feather, para a Revista Billboard dos Estados Unidos, “este novo e excitante ritmo do Brasil, jequibau, é um 5/4 que revela, com incrível simplicidade e charme, um novo entendimento métrico desse compasso”.  É presidente da CIPA, da CETESB, onde trabalha como jornalista. Da Câmara Municipal de São Paulo recebeu a "Medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão da Cidade" pelos relevantes serviços prestados à cidade.  








Silvio Santisteban e João Tomás Amaral
O amigo Mário Albanese trará convidados especiais: Silvio Santisteban - Instrumentista (violonista). Compositor. Professor.  Participou de vários programas infantis de televisão. Formou-se com Isaías Savio no curso Superior de Violão da Faculdade de Música Santa Marcelina, onde também se graduou em Educação Musical e Artística; e o professor universitário e radialista João Tomás Amaral, que apresenta todos os sábados o "Chorinho Brasil", na Rádio Boa Nova AM.







Bonfim - violonista. Professor formado pelo Conservatório Musical Heitor Villa Lobos. Com um repertório que inclui músicas clássicas, populares e folclóricas, Bonfim agrada as mais exigentes platéias. Atua constantemente com os maiores nomes da música popular brasileira, portuguesa e italiana, sem jamais perder sua marcante personalidade como solista. Com sua visão inovadora, juntamente com Silvio Santisteban, é um fiel propagador do "Jequibau", criado por Mário Albanese e Ciro Pereira. Bonfim forma com o conhecido humorista Ary Toledo, dupla de violão e bandolim, em shows no teatro e também na televisão.






  


Raimundo José - cantor. Nascido em Belo Horizonte-MG. Gravou em 1977 seu maior sucesso, Santo Forte, que vendeu 500 mil cópias. Ao longo de sua carreira, gravou 12 LP’s, com os quais ganhou três discos de ouro e vários troféus. Com muita repercussão, participou de muitos programas de televisão e fez muitas amizades no meio da música. Atualmente reside na cidade de São Paulo.








Ribas Martins - multinstrumentista, compositor, jornalista e editor da Revista Músico!















Pedro Junior - cantor, violonista e compositor. Iniciou sua carreira aos 10 anos, quando ganhou seu primeiro violão. Aos 12, participou pela antiga Rádio Cidade do concurso "Novo Vocalista do Trem da Alegria" e foi selecionado entre os doze melhores cantores. Aos 17, estudou violão popular na ULM-USP (Universidade Livre de Música Tom Jobim) e atualmente, faz aulas de canto no Instituto Musical Moriconi. Dividiu o palco com músicos como: Jack Ribas, Filó Machado, Luciana Mello, Zé Geraldo, Duda Neves, entre outros. 







Walter Manna - diretor, produtor e apresentador do programa “Solo Tango”, da Rádio Trianon AM. Manna comemora dentro da Feira Literária e Musical os quatro anos de existência do seu programa. Trará, para brindar o público, os seguintes convidados: Che Bandoneon, músicos cantores e dançarinos; Pedro Henrique Calhão - pianista; Luciana Mayumi e Marcos Kina com grupo de dança; Daniel e Anelise. Cinha & Mirian. Lindy Hop; e os cantores: Roberto Luna, Raul Bordale, Victor Saeta e Maurício Franchi









 
Benedito Clementino da Silva - é um músico que cada vez mais se afirma como violonista. Em  2013 lançou oficialmente o seu primeiro CD “Canções para ouvir e sonhar” em carreira solo. É amigo e parceiro do Francisco Araujo, um dos grandes violonistas do Brasil. No anfiteatro da biblioteca Monteiro Lobato já fizeram em 2004 o show intitulado “Violões cantantes”. Clementino tem se apresentado em vários canais de televisão de São Paulo e grande São Paulo.







<< Programação sujeita a alterações >>

Nenhum comentário:

Postar um comentário