quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Portugal lança a primeira semana mundial do mar


“Objetivo é tornar Lisboa na capital dos oceanos”, diz Assunção Cristas


"A ministra portuguesa da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, acaba de apresentar a primeira Semana Azul – semana mundial do mar - uma iniciativa que tem como objetivo colocar Portugal na liderança dos assuntos do mar.


A Semana Azul, que irá acontecer entre 4 e 6 de junho, tem como objetivo “tornar Lisboa na capital dos oceanos, a capital do mar, trazer as pessoas ao país e mostrar o que temos de bom, que é feito na nossa área econômica, científica e de inovação", explica a ministra.

Com o objetivo de tornar Lisboa na capital marítima do mundo em junho deste ano, a Semana Azul irá ainda facilitar a permanência, em Portugal, de empresas, investigadores e empreendedores de todo o mundo, que queiram partilhar suas experiências, conhecer o país e, também, investir nele.
Além de estudiosos e interessados pela temática, Assunção Cristas está contando também com a presença de seus homólogos dos quatro cantos do mundo, que irão participar de uma cimeira mundial dos ministros do mar.

A Semana Azul está incluída nas metas do Governo português, que pretende aumentar o peso do setor do mar em 50% no Produto Interno Bruto (PIB) até 2020 e dentro de uma nova legislação aprovada que permite aos investidores, quer nacionais, quer internacionais, terem argumentos sólidos para desenvolver o setor.

Carlos Moedas, comissário europeu da Investigação, Ciência e Inovação, diz apoiar a iniciativa por considerar que o setor do mar "é de grande importância" para a União Europeia. "A economia azul na Europa representa 5 milhões de empregos e é um grande objetivo da União para 2020 conseguir aumentar esse número de empregos até 7 milhões. Isso vai depender do esforço de investimento dos privados, do público e de todos aqueles que vão contribuir para que esta economia azul seja realmente aquilo que nos diferencia em relação a outros continentes", observou.

A Semana Azul será composta por várias iniciativas, entre as quais uma conferência internacional organizada pelo The Economist, um "Blue Business Forum", organizado pela Fundação AIP (Associação Industrial Portuguesa) e pela FIL (Feira Internacional de Lisboa)."
                                                                                                                     Juliana Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário