segunda-feira, 31 de março de 2014

Livro "A arte de mandar em português"




Nossa Biblioteca agradece imensamente ao Liceu Lterário Português - Rio de Janeiro pela doação do livro "A arte de mandar em português".
A obra é um trabalho inédito, e uma grande contribuição para o conhecimento dos atos de fala no domínio da expressão da ordem, em toda a sua riqueza. O renomado professor João Malaca Casteleiro baseou sua pesquisa num vasto repertório corpus textual, constituído por 51 obras portuguesas e 24 brasileiras, entre romances, novelas e peças teatrais, além de um pequeno repertório de língua oral. Trata-se de um estudo descritivo, fundamentado em cerca de 15 mil ocorrências de construções que exprimem a "ordem" em português. É uma leitura enriquecedora para os que buscam conhecer melhor as formas de que dispõe a língua portuguesa em sua arte de mandar.
O autor
João Malaca Casteleiro é licenciado em Filologia Romântica e Doutorado em Linguística Portuguesa pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Professor catedrático (jubilado) da mesma Faculdade. Sócio efetivo da Academia das Ciências de Lisboa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário