Mostrando postagens com marcador mario albanese. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador mario albanese. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 31 de março de 2014

Sessão de autografos do livro "Garoto, o Gênio das Cordas" no Clube Português




O Depto Cultural do Clube Português tem a honra de convidar você e sua família para a sessão de autógrafos do livro "Garoto, o Gênio das Cordas" (Editora Sesi) de Mário Albanese, no próximo sábado, 29 de março, às 15 horas.
Resumo do Livro
Aníbal Augusto Sardinha, o Garoto, deixou um vasto legado de peças musicais, mas, passados 50 anos de sua morte, a grandiosidade de seu talento não é proporcional ao público que o conhece. Esta obra apresenta a trajetória desse instrumentista, que, autodidata, gravou seu primeiro disco aos 15 anos. Percorremos o mundo de Garoto por meio de amigos músicos, que nos contam histórias, muitas delas inusitadas, além de fotos memoráveis e partituras com suas melodias de maior destaque. A obra, que nos permite compreender um pouco mais da criatividade e habilidade técnica de Garoto, acompanha um CD de música, com nove canções. O livro foi idealizado e organizado por Mário Albanese, maestro, professor de música, advogado, jornalista e membro catedrático da Academia Internacional de Música (AIM), entre outras instituições. Como compositor, criou o Jequibau, um ritmo e gênero da música brasileira que antecipou a bossa nova.
 
Serviço
Sarau Lítero-Musical "Vitrines de Poesias", com Flávio Véspero, e sessão de autógrafos  "Garoto, o Gênio das Cordas" de Mário Albanese.
Quando: 29 de março (sábado)
Horário: 15 horas
Local: Clube Português
          Rua Turiassu, 59 - Perdizes
          Tel: 3663-5953

Fotos do evento

Mário Albanese e Maria dos Anjos Oliveira


Mário Albanese, Aleyr Reis e Flávio Véspero

Mário Albanese, Thais Matarazzo e Flávio Véspero

Exposição material Mário Albanese

Exposição material Mário Albanese





Exposição material Mário Albanese


Livro Garoto - O Gênio das cordas




Recebemos também o livro "Garoto, o Gênio das Cordas", organização Mário Albanese, da Sesi-SP Editora. A obra já está incorporada ao nosso acervo e a disposição para pesquisa local.
Garoto - O Gênio das cordas

Aníbal Augusto Sardinha, o Garoto, deixou um vasto legado de peças musicais, mas, passados 50 anos de sua morte, a grandiosidade de seu talento não é proporcional ao público que o conhece. Esta obra apresenta a trajetória desse instrumentista, que, autodidata, gravou seu primeiro disco aos 15 anos. Percorremos o mundo de Garoto por meio de amigos músicos, que nos contam histórias, muitas delas inusitadas, além de fotos memoráveis e partituras com suas melodias de maior destaque. A obra, que nos permite compreender um pouco mais da criatividade e habilidade técnica de Garoto, acompanha um CD de música, com nove canções. O livro foi idealizado e organizado por Mário Albanese, maestro, professor de música, advogado, jornalista e membro catedrático da Academia Internacional de Música (AIM), entre outras instituições. Como compositor, criou o Jequibau, um ritmo e gênero da música brasileira que antecipou a bossa nova.
A Coleção
A Coleção Memória e Sociedade promove uma retrospectiva da história do SESI-SP, que se entrelaça com a história do país. Um trabalho de resgate do acervo e das atividades do SESI, bem como da história cultural de nossa sociedade.

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

A atemporalidade do Meu Amigo Garoto (28.06.1915 - 03.05.1955)

Garoto
Por Mário Jequibau Albanese


 A atemporalidade desse lançamento em livro misturou influências e nos permitiu erodir as fronteiras entre os gêneros e reafirmar o carisma inigualável do Garoto. Seu talento inato atingiu o mais alto grau que o espírito humano pôde atingir e que somente o gênio possui. Garoto cresceu em meio aos sons dos instrumentos de corda e observando seus familiares tocando, até o dia em que ganhou do irmão Domingos um banjo. Sua precocidade correu célere e ganhou fama como O Garoto do Banjo! O menino aninhava em seus bracinhos guitarra portuguesa e havaiana com carinho e desenvoltura, além do banjo, cavaquinho, bandolim, violino, violão, violoncelo, contrabaixo e bandola, um violão de oito cordas com sons graves. Emérito improvisador, criou novas estruturas para esses instrumentos que o transformaram em elo entre a música popular e erudita, diminuindo o hiato existente. Com ele a música foi um organismo vivo, pulsante e, em permanente evolução. Inventou em 1931, juntamente com o luthier Del Vecchio, o Violão Tenor, também chamado de Violinha. Esse instrumento tem oito placas de alumínio na caixa de ressonância sendo ainda muito utilizado pelos conjuntos regionais. A reconstrução do período de convívio com o Garoto tornou-se uma avaliação estética reveladora das miudezas de sua família, estrutura de uma carreira curta mas, de enciclopédica definição. Ao compor Meu Amigo Garoto eu o homenageei em vida e com o particular orgulho de ser seu parceiro em Amor Indiferença criando a letra. Com o Garoto amadureci e a minha reverência pelo violão se concretizou. O pensamento cria, o desejo atrai e a fé no trabalho realiza!