Mostrando postagens com marcador clube portugues. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador clube portugues. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Código Simbólico fala sobre cultura portuguesa em São Paulo

Código Simbólico realiza conferência no Brasil
O Código Simbólico - Associação Sociocultural realizou conferências na última sexta, dia 12 de dezembro, no Sindicato dos Jornalistas, em São Paulo, tendo a presença de seus diretores Rosilda Portas e Reinaldo Delgado.

O tema principal debatido nas duas conferências giraram em torno da importância da ligação de Brasil e Portugal, através da história, tradições e o cotidiano em que vivem atualmente os dois países.

A região do Porto, em Portugal, foi a mais abordada - tendo os conferencistas mostrado não apenas os pontos principais locais, mas também os costumes e lugares que apenas quem mora na região conhece. A escolha do Porto é também por ser lá a sede principal do Código Simbólico.

A mediação foi da jornalista Thais Matarazzo, que na ocasião lançou seu livro "Vozes do Brasil". Com apresentação musical de Raimundo José e Ciça Marinho (ao lado de Sérgio Borges).

O Clube Português foi representado por Elmo Francfort, membro de seu Departamento Cultural - Centro de Estudos Luís de Camões.

Conheça mais sobre o Código Simbólico no link https://codigosimbolico.wordpress.com/


quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Missa de 7º Dia: Sr. Raul Balazeiro

Sr. Raul Balazeiro
Nós, do CLUBE PORTUGUÊS, informamos que a missa de Sétimo Dia do Sr. Raul Balazeiro, que era nosso Diretor Tesoureiro, será realizada no domingo, dia 07 de dezembro de 2014, às 17 horas, na Capela da PUC-SP.

A mesma fica à Rua Monte Alegre, 948 - Perdizes - São Paulo.

Contamos com a presença de todos os colegas e amigos.

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Memória do Clube Português

Amigos do Clube Português, nós convidamos a todos para que conheçam a nova área do nosso site.

No topo de nossa página há a opção "Memória". Lá nós, do Departamento Cultural: Centro de Estudos Luís de Camões, regularmente atualizaremos as páginas com fotos, histórias e tudo que é relacionado à memória de nosso clube.

Clique AQUI e vá direto para a página. Boa viagem ao tempo!

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Projeto Leituras - "O Meu Portugal" (Guilherme de Almeida)


Na última segunda-feira, 17 de novembro, a partir das 19 horas, aconteceu no Clube Português uma edição do Projeto "Leituras".

Crônicas do poeta Guilherme de Almeida, originais de seu livro "O Meu Portugal", foram lidas pelos presentes. A obra desse, que é considerado o "príncipe dos poetas paulistas", foi escrita por ele no período em que estava exilado do Brasil (após ser proibido de entrar em território nacional, ao ter colaborado com a Revolução Constitucionalista de 1932).

Entre os convidados, destacaram-se as presenças da socióloga Rosilda Portas e do pesquisador Reinaldo Delgado, da Associação Cultural Código Simbólico do Porto (Portugal). Eles vieram conhecer nossa instituição e o Departamento Cultural, além da Biblioteca Portuguesa de São Paulo. Estava presente também Ricardo Magalhães, membro da diretoria do CCLB - Conselho da Comunidade Luso-Brasileira.

"É muito importante este intercâmbio cultural entre os países de língua portuguesa. A obra de Guilherme de Almeida revela isso", ressaltou Rosilda Portas.

O evento foi promovido pelo Departamento Cultural do Clube Português - Centro de Estudos Luís de Camões, tendo na leitura a coordenação de Marlene Laky.

Elmo Francfort (Departamento Cultural), Rosilda Portas e Reinaldo Delgado (Código Simbólico)

Olivia Laky (Departamento Cultural), Rosilda Portas e Reinaldo Delgado (Código Simbólico)

Exposição de matérias sobre o tempo de Guilherme de Almeida no exílio

Marlene Laky

Reinaldo Delgado e Rosilda Portas (Código Simbólico) e convidados

Marlene Laky

Thais Matarazzo

Elmo Francfort (Departamento Cultural) durante leitura

Rosilda Portas (Código Simbólico) lê Guilherme de Almeida

Todos ouçam atentamente a leitura de Rosilda Portas

Marlene Laky, Thais Matarazzo e Rosilda Portas

Exposição de matérias de Guilherme de Almeida

Exposição de matérias sobre Guilherme de Almeida no exílio

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Oficina Livro objeto - Terceira aula


E mais resultados da oficina livro-objeto de Marlene Laky no Clube Português de São Paulo. Terceira aula...

Thais Matarazzo, Maria Victória Camargo, Celina Lima Verde, Marlene
Laky (sentada), Mary Lima, Maria dos Anjos Oliveira e Paula Rangel

Celina Lima Verde e seu livro-objeto "Borboletas"

Maria Victória Camargo e seus livros-objetos "Recordações", volume I e II

Mary Lima e seu livro-objeto
"Dicas do Coração"


Paula Rangel e Marlene Laky

Clara Camargo estava animada com a criação do seu livro-obejto

Maria Victoria Camargo criou um livro-objeto com
fotos de família

Mary Lima e seu livro-objeto sensual

Patrícia Castilho montando o livro-objeto com recordações de viagens

Livro-objeto rádio de Thais Matarazzo

Livro objeto com o quinteto dos Sapos Seresteiros de Thais Matarazzo

Livro-objeto sensual de Mary Lima

Livro-objeto sensual de Mary Lima - 1a. página

Livro-objeto sensual de Mary Lima - 2a. página

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Oficina Livro objeto - Primeira aula



            A oficina livro-objeto, ministrada por Marlene Laky, teve início ontem nos salões do Clube Português. As participantes estavam bastante animada. A Diretora Cultural da entidade, Maria dos Anjos Oliveira, também está participando do curso.


Maria dos Anjos Oliveira, Diretora Cultural, e Marlene Laky

Marlene Laky, Celina, Maria Victoria Camargo,  Patrícia Castilho,
Mary Lima e Flávia Di Paolo

Marlene Laky, Celina, Maria Victoria Camargo,  Patrícia Castilho, Paula Rangel,
Mary Lima e Flávia Di Paolo

Marlene Laky explica como dá-se a criação do livro-objeto

Material a disposição do público

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Prof. José de Almeida Amaral Júniorfala sobre a 1a. Feira Literária e Musical



Saudações cordiais a todos, 

     Creio que participar de uma feira literária propicia grande prazer para qualquer visitante. Livros, no meu entender, são objetos especiais. E, ainda mais se, como é o caso, organizada por uma lendária entidade, tal qual o Clube Português, de tanta tradição na cidade de São Paulo, fundado que foi em 1920.
     Naquela época, a Pauliceia abrigava pouco mais de 579 mil habitantes, metade da então capital federal, o Rio de Janeiro. Calcula-se que pouco mais de 167 mil portugueses habitavam as Terras de Piratininga no período. São, portanto, 93 anos de existência e muita história sendo testemunhada em meio às transformações desta metrópole. Sem contar as contribuições oferecidas, tecendo sempre a união entre os dois povos irmãos. Entre estas contribuições, destaco a constituição do acervo de sua biblioteca.
     Assim, estar no Clube Português em ocasião festiva como a que presenciamos hoje é, sem dúvida, uma dupla satisfação pessoal: isto porque participo como descendente direto que sou de lusos da região de Beira Alta e também porque apresento-me como autor convidado, tendo acabado de lançar uma obra pioneira intitulada "Chorando na Garoa - Memórias Musicais de São Paulo", que discorre sobre a vida de chorões e seresteiros locais e tem sido muito bem recebida pelos leitores, inclusive sendo agraciado com uma composição inédita feita pelo "grão-mestre" dos chorões, Izaías do Bandolim.
      Em síntese: são momentos de rara satisfação. E com toda certeza, este encontro de literatos e musicistas só terá a abrilhantar mais as comemorações da ilustre casa, fatalmente resultando em enorme sucesso.
      Obrigado pela oportunidade.
Prof. José de Almeida Amaral Júnior