Mostrando postagens com marcador Clube Português. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Clube Português. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Boas festas!


Nós, do Centro de Estudos Luís de Camões (Departamento Cultural do Clube Português) e da Biblioteca Portuguesa de São Paulo desejamos antecipadamente a vocês, nossos amigos, um feliz Natal e um próspero ano de 2015.

Entraremos em recesso no dia 22 de dezembro deste ano, retornando nossas atividades normais em 05 de janeiro de 2015.

BOAS FESTAS!

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Nova sessão do site!


Você quer saber tudo que já foi feito pelo Departamento Cultural do Clube Português, o Centro de Estudos Luís de Camões?

Então conheça essa nova área de nosso site: Mapa do Site (clique aqui).

Veja todos os tipos de eventos que realizamos desde o início de nosso departamento.

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Revista Lusofonia divulga a exposição "Natal em Portugal"

Ceia natalina do Clube Português (anos 1930)
A Revista Lusofonia divulgou a exposição "Natal em Portugal", do Centro de Estudos Luís de Camões (Depto. Cultural do Clube Português) esta semana.

Venham nos visitar até dia 29 de dezembro, na Biblioteca Portuguesa de São Paulo. ENTRADA FRANCA.

Vejam no link a matéria da Revista Lusofonia:
http://revistalusofonia.wordpress.com/2014/12/08/exposicao-natal-em-portugal/

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Visite a mostra "Natal em Portugal"

Venha conhecer a exposição "Natal em Portugal", presente na Biblioteca Portuguesa de São Paulo (Rua Turiassú, 59) até dia 29 de dezembro de 2014.

A visitação poderá ser feita das 9h às 12h e 13h às 16h. Entrada franca.

Observação: não abriremos nos dias 24 e 25 de dezembro (véspera e dia de Natal).


Veja abaixo algumas fotos de nossa exposição.

 
Representação da Ceia Natalina no
Clube Português (anos 1930)


Louças e talheres originais do Clube Português (anos 1930)


Olivia Laky (Departamento Cultural)

Elmo Francfort (Departamento Cultural)

Cardápio e convite das festas de fim de ano
do Clube Português (1933 e 1939)

Detalhe para a reprodução do "Programa de Festas no
Mês de Dezembro" do Clube Português (1939)

O vaso, uma das peças mais antigas do
Clube Português, ornamenta o centro da mesa

O Sr. Victor Bene visita a exposição "Natal em Portugal"

A história da "Consoada" portuguesa é contada na mostra

São Nicolau e os presentes são citados em "Natal em Portugal"

É mostrada também a comparação dos nomes:
o Papai Noel, no Brasil...

... e o Pai Natal, em Portugal

Livros com contos natalinos, do acervo da
Biblioteca Portuguesa de São Paulo

A história do "Pai Natal", nosso Papai Noel

Alusão às ceias natalinas do Clube Português:
convites antigos e uma árvore de Natal feita de taças

Visão geral da Biblioteca com a reprodução do
banquete natalino



segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Nota de falecimento: Sr. Raul Balazeiro

Sr. Raul Balazeiro
É com imenso pesar que informamos a todos o falecimento de nosso Diretor tesoureiro do Clube Português, Sr. Raul Balazeiro, que faleceu ontem, dia 30/11/2014.

Seu corpo foi velado e o enterro aconteceu no Cemitério Gethsêmani.

Em breve avisaremos sobre a Missa de 7º Dia desse nosso colaborador.

Fica aqui nossa homenagem e admiração.

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Exposição "Natal em Portugal"

Venham visitar a nova exposição do Departamento Cultural do Clube Português e de sua Biblioteca Portuguesa.

Pratos típicos, costumes, canções e tudo que é relacionado ao Natal português é tratado na exposição.
A mostra "NATAL EM PORTUGAL" ficará no espaço de 01º a 29 de dezembro de 2014.

Curadoria: Elmo Francfort e Olivia Laky.

De segunda a sexta, das 9h às 16h. ENTRADA FRANCA.

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Ceia Natalina do Clube Português




O Presidente Dr. Rui Fernão Mota e Costa e a diretoria do Clube Português tem o prazer de convidar V. Sa. para a Ceia Natalina.

Com apresentação da banda VP2 , que se fará realizar dia 28 de dezembro, sexta-feira, a partir das 20 horas no Salão Nobre, em nossa Sede Social, Rua Turiassú, 59 – Perdizes.

Gastronomia Buffet Giardini e serviço de vallet.

Adesão R$ 130,00 - R.S.V.P. até 25/11 - tel. 3666-3035 / 3666-6837 – (Valéria)

Na certeza de poder contar com a inestimável participação e divulgação de V. Sra. apresentamos os nossos melhores cumprimentos,

Rui Fernão Mota e Costa
Presidente da Diretoria
Clube Português

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

segunda-feira, 31 de março de 2014

Sessão de autografos do livro "Garoto, o Gênio das Cordas" no Clube Português




O Depto Cultural do Clube Português tem a honra de convidar você e sua família para a sessão de autógrafos do livro "Garoto, o Gênio das Cordas" (Editora Sesi) de Mário Albanese, no próximo sábado, 29 de março, às 15 horas.
Resumo do Livro
Aníbal Augusto Sardinha, o Garoto, deixou um vasto legado de peças musicais, mas, passados 50 anos de sua morte, a grandiosidade de seu talento não é proporcional ao público que o conhece. Esta obra apresenta a trajetória desse instrumentista, que, autodidata, gravou seu primeiro disco aos 15 anos. Percorremos o mundo de Garoto por meio de amigos músicos, que nos contam histórias, muitas delas inusitadas, além de fotos memoráveis e partituras com suas melodias de maior destaque. A obra, que nos permite compreender um pouco mais da criatividade e habilidade técnica de Garoto, acompanha um CD de música, com nove canções. O livro foi idealizado e organizado por Mário Albanese, maestro, professor de música, advogado, jornalista e membro catedrático da Academia Internacional de Música (AIM), entre outras instituições. Como compositor, criou o Jequibau, um ritmo e gênero da música brasileira que antecipou a bossa nova.
 
Serviço
Sarau Lítero-Musical "Vitrines de Poesias", com Flávio Véspero, e sessão de autógrafos  "Garoto, o Gênio das Cordas" de Mário Albanese.
Quando: 29 de março (sábado)
Horário: 15 horas
Local: Clube Português
          Rua Turiassu, 59 - Perdizes
          Tel: 3663-5953

Fotos do evento

Mário Albanese e Maria dos Anjos Oliveira


Mário Albanese, Aleyr Reis e Flávio Véspero

Mário Albanese, Thais Matarazzo e Flávio Véspero

Exposição material Mário Albanese

Exposição material Mário Albanese





Exposição material Mário Albanese


sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Inscrições abertas para a oficina de criação do livro-objeto com Marlene Laky



O Clube Português de São Paulo, através do seu Departamento Cultural, realiza entre 28 e 31 de janeiro, das 19h às 21h, uma oficina de criação de livro-objeto.

O livro-objeto se diferencia do formato tradicional de publicação, pois apresenta um design criativo e inovador, possibilitando a aproximação entre a literatura e a arte visual. Nesta oficina, os alunos terão a oportunidade de confeccionar seus próprios livros com os materiais disponibilizados pela entidade.
A atividade será ministrada por Marlene Laky. Serão oferecidas 20 vagas. Para se inscrever é necessário enviar um e-mail para biblioteca@clubeportuguessp.com.br ou ligar para (11) 3663-5953. O evento é gratuito e aberto para adultos.

Serviço
Clube Português
Rua Turiassú, 59, Perdizes
(11) 3663-5953
Entrada franca.
Site:
www.bibliotecaclubeportuguessp.blogspot.com.br


Detalhes da criação de um livro-objeto

O livro-objeto "Sem conservantes"

Oficina já realizada por Marlene Laky na Casa Guilherme
de Almeida

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Ciça Marinho e Sérgio Borges, o casal do Fado no Brasil


Ciça Marinho e Sérgio Borges

O Blog da Biblioteca do Clube Português, através da sua Diretora Cultural, Maria dos Anjos Oliveira, iniciará uma série de entrevistas com artistas e personalidades ligadas a cultura.

E para começar, trazemos para nossos internautas uma entrevista com o casal Ciça Marinho e Sérgio Borges, dois brasileiros que se dedicam ao Fado no Brasil. Ambos fazem parte da geração de intérpretes e músicos brasileiros, com descendência portuguesa, que defendem e continuam essa tradição musical fora de Portugal. Afinal a música não tem fronteiras e o Fado é considerado pela Unesco, desde 2011, Patrimônio Imaterial da Humanidade. 
A fadista Ciça Marinho é uma artista muito querida na capital paulista, onde atua em vários casas típicas e shows por todo o Brasil. Portadora de alto astral, simpatia contagiante, carisma e voz potente. Ingredientes que garantem seu sucesso artístico! E é com ela que vamos iniciar nosso bate-papo.
Blog Biblioteca Portuguesa - Nos conte como você ingressou no mundo da música portuguesa?
Ciça Marinho - Em abril de 1996 cantei num fado vadio no Restaurante Cais do Porto e ali estavam os proprietários (Bento e Sofia) de um restaurante que estava para inaugurar no mês de junho chamado O Castiço. Após minha apresentação me convidaram a fazer parte do elenco da casa. Assim iniciei minha carreira como cantora profissional, porém desde criança me apresentei em alguns programas de calouros como Silvio Santos, Edy Carlos e Canarinho, sempre cantando fado. Minha paixão pelo fado vem desde os quatro anos de idade quando ouvi Amália Rodrigues pela primeira vez.

BBP - Quantos Cd's você já lançou no Brasil? Também tem trabalhos lançados em Portugal?
C.M. - Foram três CDs e um DVD, sendo DVD e CD Ciça Marinho Ao Vivo em 2006; Minhas Raízes em 2008, que foi finalizado e apresentado em algumas rádios de Portugal. E o último com participações de guitarristas portugueses e do fadista Jorge Fernando, Além Mar, Além de Mim, de 2012, cujo lançamento contei com a participação dos fadistas Jorge Fernando e Fábia Rebordão. 
BBP - Como atual representante do Fado no Brasil, você acredita que a geração de brasileiros que dedicam-se a música portuguesa em nosso país tem chances de visibilidade e oportunidades artísticas?
C.M. - Acredito que com um trabalho de qualidade e profissionalismo as oportunidades possam surgir com certeza. Atualmente os fadistas portugueses estão investindo muito no Brasil para divulgação do fado o que, para nós, fadistas no Brasil, é um momento importante para uma maior visibilidade do trabalho.

BBP- Qual a sua maior emoção como artista?
C.M. - Cantar as minhas raízes, como filha de portugueses, sempre foi emocionante e contar com a parceria do meu marido e músico Sérgio Borges é enriquecedor. Outra emoção muito forte foi ser chamada de fadista em Portugal.

BBP- Tem novos projetos para 2014?
C.M. - Muitos... Tenho alguns projetos em andamento no Brasil e para fora, que acredito que com muito trabalho e dedicação passam ser concretizados. 
Ciça e Sérgio no restaurante Rancho 53, em São Paulo
  
Tanto Ciça como Sérgio são colaboradores do Depto Cultural do Clube Português. Com assiduidade tomam parte das atividades culturais da entidade. Foram destaques da 1a. Feira Literária e Musical e no Sarau do Fado Vadio e pré-lançamento do livro Fado no Brasil: Artistas & Memórias, de Thais Matarazzo, ambos ocorridos no mês de setembro.



Agora é a vez de conversamos com Sérgio Borges e sabermos um pouco mais sobre sua carreira artística.

Blog Biblioteca Portuguesa - Qual foi seu primeiro contato com a música portuguesa?
Sérgio Borges - Foi através de meu tio, o violonista Bonfim, que trabalhava com o maestro Manuel Marques e também com o Grupo Folclórico Minhoto. A primeira vez foi até no "susto" pois, meu tio me ligou pedindo pra eu ir até a sede do Grupo Minhoto urgente que tinha um show em Santos e precisavam de um baixista. O problema é que, além de não conhecer o grupo, não conhecia nada de folclore (a não ser alguma coisa de Roberto Leal) e também nunca havia tocado baixo na vida. Meu instrumento era violão e o cavaquinho. Bom, mesmo assim fui confiando no meu tio e no meu ouvido musical. Depois desse show o Fernando Rachas (dono do grupo) me convidou a ensaiar e fazer parte da tocata. Isso foi em 1991.

BBP - Quando começou a dedicar-se ao Fado?

S.B. - Uns três meses depois de entrar para o Grupo Minhoto, o Trio Manuel Marques ficou desfalcado de baixista, pois quem tocava era o neto do maestro Manuel Marques que resolveu ir embora para Portugal. Acabei assumindo a vaga dele, também por indicação do Bonfim, e depois disso entrei de vez na música portuguesa e no fado acompanhando o trio e também todos os fadistas.

BBP - Além de tocar e acompanhar os fadistas, você é também compositor?
S.B. - Ainda não me arrisquei a compor mas penso em fazer alguma coisa em parceria com a Ciça Marinho.

BBP - Nos conte momentos interessantes sobre sua parceria musical com a Ciça Marinho.
S.B. - Um fato curioso é que até um mês antes de eu entrar no Rancho 53, em novembro de 2003, eu conhecia todos os artistas do fado menos a Ciça. Conhecia de ouvir falar, até porque o meu tio ensaiava com ela de vez em quando. Em outubro de 2003, o Thiago Felipe me convidou para tocar para ele e a Ciça num show em Itapecerica da Serra e foi aí que a conheci. Em seguida, ela me convidou a substituir o viola Carlão que estava hospitalizado. Eu aceitei. Com o falecimento do Carlão, acabei assumindo o lugar dele. Daí veio a parceria musical onde eu acho que, tanto eu como ela aprendemos e crescemos muito com a união de forças. Dois anos depois, como ela estava separada do primeiro marido e eu da primeira esposa, acabamos por namorar e há três anos estamos casados. Da parceria musical vieram os três CDs e um DVD, as viagens para Portugal para divulgação dos nossos trabalhos e várias conquistas através de um trabalho luso-brasileiro. Em 2014, pretendo continuar cuidando da carreira minha e da Ciça na divulgação da música luso-brasileira.

BBP - Já atuou fora do Brasil?
S.B. - Estive em Portugal três vezes e em 2010 toquei com o Ricardo Araújo em Moscou.
***
Ciça Marinho e Sérgio Borges formam um casal talentoso. Desejamos a eles e a todos os brasileiros que cantam o fado, muito sucesso em suas trajetórias.