quinta-feira, 17 de julho de 2014

Camila Giudice fará pintura com performance poética no "Domingo no Clube"




A artista plástica Camila Giudice fará uma pintura com performance poética durante o 5º aniversário do programa Solo Tango, dentro do projeto Domingo no Clube.

Dedicada aos estudos das artes plásticas Clássicas desde 1990, Camila iniciou sua formação com o Mestre Clássico Pedro Alzaga, posteriormente com o artista Plástico Paulo Frade e com Márcio Alessandri em técnicas de pintura italiana e estudos de materiais na Cozinha da Pintura. 

Atualmente estuda a técnica bico de pena com o Mestre Biaggio Mazzeo e pintura alla prima com Paulo Frade. Possui obras em instituições como Tribunal de Justiça de São Paulo, Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, entre outros. 

É Editora e idealizadora da revista digital Verniz Artes Visuais (www.issuu.com/verniz).

Promove a cultura na realização de eventos, exposições e divulgação de artistas. Conheça algumas obras no site: www.camilagiudice.com.br

Performance poética de Camila Giudice sobre o Tango, realizada em 3 de agosto durante o 5º aniversário do programa
"Solo Tango" no Clube Português 

Performance poética "Tango" com Camila Giudice e Markus Runk. Essa tela foi doada para coleção da
Biblioteca Portuguesa de S. Paulo

terça-feira, 15 de julho de 2014

RELAÇÃO DE PRESIDENTES DO CLUBE PORTUGUÊS DE SÃO PAULO


1920-1923    ANTONIO PEREIRA IGNÁCIO
1923-1924    HENRIQUE SERRA
1924-1925    A.DE CARVALHO E SILVA
1925-1927        AGOSTINHO DE FIGUEIREDO (*)
1927-1931        ANTONIO SAMPAIO
1931-1934        AGOSTINHO DE FIGUEIREDO (*)
1935-1936        MANUEL COUTINHO
1937-1938        JOSÉ MARQUEZ CRUZ
1938-1940        IZIDRO PEDRO DOS SANTOS COSTA (*)
1940-1944        JOSÉ LOUREIRO DOS SANTOS BAPTISTA
1945-1950        JOSÉ COIMBRA DOS SANTOS JUNIOR
1951-1956        ANTONIO JOSÉ DE FREITAS
1957-1958        MARIO AUGUSTO MOTA
1959-1970        IZIDRO PEDRO DOS SANTOS COSTA (*)
1971-1983        MARIO FRANCISCO ANTUNES
JOAQUIM JUSTO DOS SANTOS
JOSÉ DE OLIVEIRA MAGALHÃES
                     ABEL DA CÂMARA MARTINS
1992-1995   ERNESTO ALVES DO REGO
                     MANUEL DIAS PINHEIRO
2006-2014   RUI FERNÃO MOTA E COSTA(*)


(*) Presidentes com dois mandados.

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Breve histórico do Clube Português de S. Paulo






Há 94 anos, no dia 14 de julho, nascia na capital paulista o Clube Português, instalando sua sede em um palacete à Rua Conselheiro Crispiniano, 11-A, próximo ao Theatro Municipal, onde permaneceria até maio de 1926, quando foi transferido para o prédio J. Moreira na confluência da Avenida São João com a Praça do Correio. Ali, o Clube permaneceria por largos anos.
Visavam os fundadores, uma entidade que reunisse não só os portugueses, mas também os seus ascendentes e os amigos brasileiros, que reconheciam os inegáveis acertos da colonização portuguesa no Brasil. Entre os objetivos dos fundadores estavam os encontros da família luso-brasileira, as festas comemorativas das datas magnas de Portugal e Brasil.
Vários portugueses se desvelaram na elaboração e cumprimentos dos Estatutos do Clube e um deles, foi inegavelmente seu primeiro presidente o Comendador Antônio Pereira Ignácio.
Na longa existência desta tradicional Instituição, destacam-se os programas de vários desportes nobres, dinamizando igualmente suas atividades sócio-recreativas. Os bailes despertavam o maior interesse, não só da comunidade lusa, mas da sociedade paulistana. Foi o Clube a primeira entidade a organizar um grupo de “Danças Regionais”, hoje mais conhecidos como “Grupos Folclóricos”. Além disso, foi o Clube Português o primeiro ter um grupo orfeônico e a abrir espaço para o Fado através dos saraus de guitarradas promovidos pelo prof. António Pires e da Srta. Maria Antônia da Costa, filha de um dos fundadores do Clube, José Júlio da Costa Cabral.
Lugar de destaque também receberam os programa artísticos culturais, desde a divulgação da problemática portuguesa assim como a da brasileira, ou seja, o Clube Português sempre prestigiou o que de mais importante houvesse nas Letras, Ciências e Artes de Portugal e Brasil. O seu auditório recebeu figuras ilustres das duas pátrias, desde diplomatas, políticos, literatos, artistas etc.
Foi com esse espírito cultural que em 9 de julho de 1929 surgiu a “Revista Portuguesa”, tendo como diretor geral o arquiteto Ricardo Severo, diretor artístico o escultor Rodolpho Pinto do Couto e diretor literário o professor José Marquez da Cruz. Neste periódico, foram divulgados trabalhos literários, artísticos, históricos e científicos de alguns dos mais destacados intelectuais da década de 1930. Posteriormente, em 1947, foi lançado o jornal “Portugália”, que sobreviveu até 1955.
Com o espírito cultural bem definido por seus Diretores, inaugurou-se em 13 de julho de 1929, nas dependências do Clube, a “Biblioteca Portuguesa de São Paulo”, franqueada a todos quanto desejarem consultá-la desde então. Atualmente, aberta de 2ª. a 6ª. Feiras, das 9h às 16h30.
Conta seu acervo com aproximadamente 15 mil volumes, incluindo obras raras, edições especiais de grandes obras como Shakespeare, Camões, Dante Alighieri, Camilo Castelo Branco, Miguel de Cervantes e outros. Por seu potencial significativo o Governo Português reconheceu-a como de utilidade pública nos termos do Decreto nº. 23.450 de 10 de janeiro de 1934.
O Clube depois de ter permanecido longos anos no prédio da Av. São João,         nº 126, erigiu sua nova e atual sede, em 1968, à Rua Turiassú, nº 59, em linhas modernas e arrojadas em três pavimentos, durante a presidência do Dr. Júlio Izidro dos Santos.
         O Governo Português condecorou, em 1954, o Clube Português com o Grau de Cavaleiro da Ordem Militar de Cristo.
Em 2010, quando a entidade completou 90 anos, na gestão do Dr. Rui Fernão Mota e Costa, foi lançado o livro “90 Anos do Clube Português”, tendo como coordenador o professor e jornalista João Alves das Neves.
Ao longo dos últimos anos o Clube vem mantendo-se com múltiplos esforços das suas diretorias, visto ser cada vez menor o corpo associativo, em virtude do fim do surto imigratório de portugueses para o Brasil.
O Clube Português se mantém fiel as suas raízes lusíadas, prestigiando Portugal e, simultaneamente, o Brasil, visando um clima das mais belas e harmoniosas relações sociais e afetivas.

Diretoria Clube Português 2013

terça-feira, 1 de julho de 2014

Aniversário de 94 anos do Clube Português. Participe!






     Venha festejar conosco o aniversário de 94 anos no Clube Português!

Informações: 3666-3035.

Domingo no Clube: 5º aniversário do programa "Solo Tango" - Rádio Trianon AM


        No próximo dia 3 de agosto mais uma atividade cultural de qualidade no Clube Português.          
      Dentro do projeto "Domingo no Clube", Walter Manna e convidados vão comemorar o 5º aniversário do programa "Solo Tango", da Rádio Trianon AM-SP, transmitido todos os sábados das 17h às 19h.

       Walter Manna vem divulgando com afinco as atividades do Clube Português. Em 2013, esteve conosco, festejando 4º o aniversário do "Solo Tango", exibindo-se com seus convidados dentro da programação da "1a. Feira Literária e Musical do Clube".
            Com entrada franca, convidamos todos os amigos e internautas para comparecerem e desfrutarem de agradáveis momentos.