sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Oficina Livro objeto - Terceira aula


E mais resultados da oficina livro-objeto de Marlene Laky no Clube Português de São Paulo. Terceira aula...

Thais Matarazzo, Maria Victória Camargo, Celina Lima Verde, Marlene
Laky (sentada), Mary Lima, Maria dos Anjos Oliveira e Paula Rangel

Celina Lima Verde e seu livro-objeto "Borboletas"

Maria Victória Camargo e seus livros-objetos "Recordações", volume I e II

Mary Lima e seu livro-objeto
"Dicas do Coração"


Paula Rangel e Marlene Laky

Clara Camargo estava animada com a criação do seu livro-obejto

Maria Victoria Camargo criou um livro-objeto com
fotos de família

Mary Lima e seu livro-objeto sensual

Patrícia Castilho montando o livro-objeto com recordações de viagens

Livro-objeto rádio de Thais Matarazzo

Livro objeto com o quinteto dos Sapos Seresteiros de Thais Matarazzo

Livro-objeto sensual de Mary Lima

Livro-objeto sensual de Mary Lima - 1a. página

Livro-objeto sensual de Mary Lima - 2a. página

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Oficina Livro objeto - Segunda aula


Que turma danada de boa está aproveitando a gostosa oficina livro-objeto de Marlene Laky!
Os primeiros resultados já estão saindo. Na próxima postagem, iremos mostrar fotos dos primeiros  trabalhos deste curso.
Em seguida, será realizada uma exposição dos livros-objetos na Biblioteca Portuguesa, do Clube Português.


Patrícia Castilho, Paula Rangel, Maria Victoria Camargo, Clara Camargo, Marlene Laky, Maria Dos Anjos Oliveira, Mary Lima, Flavia Liz Di Paolo e Thais Matarazzo

Patrícia Castilho, Maria Victoria Camargo, Marlene Laky, Clara Camargo, Maria
Dos Anjos Oliveira e Flavia Liz Di Paolo

Patrícia Castilho, Maria Victoria Camargo, Paula Rangel, Marlene Laky,
Clara Camargo, Maria Dos Anjos Oliveira e Flavia Liz Di Paolo

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Oficina Livro objeto - Primeira aula



            A oficina livro-objeto, ministrada por Marlene Laky, teve início ontem nos salões do Clube Português. As participantes estavam bastante animada. A Diretora Cultural da entidade, Maria dos Anjos Oliveira, também está participando do curso.


Maria dos Anjos Oliveira, Diretora Cultural, e Marlene Laky

Marlene Laky, Celina, Maria Victoria Camargo,  Patrícia Castilho,
Mary Lima e Flávia Di Paolo

Marlene Laky, Celina, Maria Victoria Camargo,  Patrícia Castilho, Paula Rangel,
Mary Lima e Flávia Di Paolo

Marlene Laky explica como dá-se a criação do livro-objeto

Material a disposição do público

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Festival de Cinema Sem Fronteiras retrata semelhanças entre os povos ao redor do mundo



Por Fernando Galuppo
Jornalista e Historiador

Os seres humanos possuem mais semelhanças que diferenças. Com essa abordagem, chega pela primeira vez no Brasil o Festival Internacional de Cinema Sem Fronteiras, que acontece nos dias 18 e 19 de fevereiro no Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo.  O evento exibe filmes capazes de evidenciar o quanto as pessoas têm em comum ao redor do mundo.

Em geral, a política, a economia, a religião são fatores que geram desagregação entre as mais diversas culturas. No entanto, o cinema, através do olhar de seus diretores e atores, têm a capacidade de contar histórias que são capazes de superar essas barreiras e diferenças.

Na edição de 2013/2014, o Festival evidencia o tema dos presidiários e tem como tema: ABRE A PORTA/OPEN THE DOOR, que traz à vida na prisão através dos olhos dos detentos que falam sobre suas ansiedades, sentimentos, sonhos e expectativas.      Um dos destaques do festival é o filme italiano “Il Riscatto”, dirigido por Giovanna Taviani, que tem como protagonista Salvatore Striano. A película conta a história da redenção de um detento, que se inspira nas obras de Omero, Dante e Shakespeare para reconstruir a sua vida.

O segundo dia do festival é dedicado ao tema da guerra e da opressão. O filme em exibição, de direção do italiano Gillo Pontecorvo é a "A Batalha de Argel". O filme recria o período da revolução argelina nos anos 50, mostrando o ponto de vista de franceses e argelinos sobre o processo de independência.

Tradicionalmente, em todos anos, o festival sempre dedicou uma atenção especial às mulheres e a violência. Com a projeção ítalo-iraniana “Iran: velada e revelada novamente", dirigido por Firouzeh Khosrovany, o curta-metragem conta a história de mulheres iranianas, por meio de material de arquivo da Cinecittà, além de imagens tiradas do álbum de família do próprio diretor.

Por fim, a seleção Plura+Selection, criada para estimular os jovens de todo o mundo para lidar com questões como a integração de projetos de vídeo, identidade, diversidade, direitos humano apresenta obras da Itália, Austrália e Bélgica.

Além da apresentação dos filmes, o festival traz também mostra artísticas do design Nido Campolongo, apresentação de duo de dança e uma área destinada a enogastronomia.

domingo, 26 de janeiro de 2014

Eugénia Melo e Castro recebe grau de Dama da Ordem do Infante D.Henrique

Evento marca também lançamento de três livros de Maria Alberta Menéres, mãe da cantora portuguesa


  
A artista portuguesa Eugénia Melo e Castro foi condecorada por Portugal, representado pelo Embaixador do país, Francisco Ribeiro Telles, em evento no Consulado Geral de Portugal em São Paulo, no último sábado 25 de janeiro.
Eugénia foi agraciada com o grau de Dama da Ordem do Infante D.Henrique (uma das mais relevantes distinções honoríficas portuguesas) pela sua trajetória no mundo da música, a sua importante relação com o Brasil e seu enorme contributo para a aproximação entre os dois povos. A cantora teve e continua a ter um papel de destaque na revelação e redescoberta de Portugal no Brasil.
A recepção marcou também o lançamento dos livros “Conversas com versos”, “Figuras Figuronas” e “Camões, o super-herói da língua portuguesa”, da escritora Maria Alberta Menéres, mãe de Eugénia, que foi representada pela cantora e pelo artista Fernando Lemos, responsável pelas ilustrações da publicação sobre Camões.

Serviço
Condecoração de Eugénia Melo e Castro
Data: 25 de janeiro
Horário: 15h às 16h30
Local: Consulado Geral de Portugal em São Paulo
Endereço: Rua Canadá, 324 – Jardim América


Eugênia Melo e Castro e Maria dos Anjos Oliveira

Elza Miné, Prof. Emérita de Literatura Portuguesa-Faculdade de Letras da USP;
Ernesto Melo e Castro, Poeta e membro do Movimento Concretista em Portugal,
ensaísta  e prof. convidado da Faculdade de Letras da USP; e Maria dos Anjos Oliveira,
Artista e Produtora Cultural, Diretora Cultural do Clube Português.

Eugênia Melo e Castro e Maria dos Anjos Oliveira

Maria dos Anjos Oliveira e o Senhor Embaixador Francisco Ribeiro Telles

Maria dos Anjos Oliveira e Fernando Lemos 

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Inscrições abertas para a oficina de criação do livro-objeto com Marlene Laky



O Clube Português de São Paulo, através do seu Departamento Cultural, realiza entre 28 e 31 de janeiro, das 19h às 21h, uma oficina de criação de livro-objeto.

O livro-objeto se diferencia do formato tradicional de publicação, pois apresenta um design criativo e inovador, possibilitando a aproximação entre a literatura e a arte visual. Nesta oficina, os alunos terão a oportunidade de confeccionar seus próprios livros com os materiais disponibilizados pela entidade.
A atividade será ministrada por Marlene Laky. Serão oferecidas 20 vagas. Para se inscrever é necessário enviar um e-mail para biblioteca@clubeportuguessp.com.br ou ligar para (11) 3663-5953. O evento é gratuito e aberto para adultos.

Serviço
Clube Português
Rua Turiassú, 59, Perdizes
(11) 3663-5953
Entrada franca.
Site:
www.bibliotecaclubeportuguessp.blogspot.com.br


Detalhes da criação de um livro-objeto

O livro-objeto "Sem conservantes"

Oficina já realizada por Marlene Laky na Casa Guilherme
de Almeida

LISTAGEM DOS PERÍODICOS – JORNAIS BRASILEIROS

ACERVO BIBLIOTECA PORTUGUESA DE SÃO PAULO
Essa coleção está a disposição de pesquisadores, basta agendar horário para pesquisa através dos canais: biblioteca@clubeportuguessp.com.br ou 3663-5953.


Mundo Lusíada
Quinzenal - SP/RJ
www.mundolusiada.com.br
Início do arquivo: 15-7-2006 - dez/2013 (entrega irregular)
Portugal em foco
Semanal - SP/RJ
Início do arquivo: julho/2007 - dez/2013 (entrega irregular)
Especial Encadernação – edição IV Centenário - 1954 - Seis títulos diferentes comemorativos ao aniversário da cidade de São Paulo (25-1-1954): O Estado de S.Paulo, Correio Paulistano, A Gazeta, Folha da Manhã, Diário de S.Paulo, Última Hora, O Dia e O Tempo
O Estado de S.Paulo - edição especial IV Centenário de São Paulo 1954
Conteúdo: Navios da época do descobrimento Brasil / História da fundação da cidade / João Ramalho / Anchieta / Companhia de Jesus – citações de vários Jesuítas / Arquitetura / Arquitetura colonial – igrejas / Catedral da Sé / Literatura paulista / 127 anos da imprensa paulista / Arnaldo Vieira de Carvalho / Instituto Butantã / UPS e seus cursos / Música contemporânea e colonial na cidade / Evolução dos esportes em São Paulo / Hipódromo / Futebol na cidade.
Correio Paulistano - edição especial IV Centenário de São Paulo 1954
Conteúdo: Fundadores da cidade (jesuítas) / poesia / propagandas / nomes e vultos literários /  primeira bomba de gasolina da cidade / história do rádio paulista – citação de várias emissoras / história do cinema na cidade / atualidades / festas e costumes paulistanos do século XIX.
A Gazeta - edição especial IV Centenário de São Paulo 1954
Conteúdo: História da fundação da cidade / Catedral da Sé / Galeria de governadores do estado de SP de 1822-1954 / Bandeirantes / Industrialização e empresas na cidade / Fotos antigas e atuais (comparação) /  Pátio do Colégio / Amador Bueno / Bispos e arcebispos de SP / Árvore das Lágrimas (Ipiranga) / Largo do Piques e Belisco (centro) / Tradições e folclore na cidade e interior / USP / Fotos antigas / Santa Casa de Misericórdia / Corpo de Bombeiros da cidade / Medicina na cidade / Teatro São José / Maestro Carlos Gomes e sua família / 20.000 firmas industriais na cidade.
Folha da Manhã - edição especial IV Centenário de São Paulo 1954
Conteúdo: Editoras / literatos paulistas / citação vários poetas da cidade / filologia portuguesa / IV Centenário SP / folclore paulista / Fragmentos para a história da música em São Paulo /  Arquitetura / Artes plásticas / jornalismo em São Paulo /  teatro na cidade / vultos artísticos e teatrólogos / Ciência na cidade / Vestimenta das mulheres bandeirantes / Quatro mulheres paulistas ilustres: Baronesa de Piracicaba, Ana Guedes de Campos Sales, Angélica de Barros e Veridiana Prado / História do teatro / Anúncios e propaganda / Classes Laboriosas (suplemento especial) / Aviação na cidade.
Diário de S.Paulo - edição especial IV Centenário de São Paulo 1954
Conteúdo: Igreja católica na cidade / quatro séculos de literatura / jesuítas / indústrias / Pereira Ignácio / Colaboração italiana na sociedade paulista / Imprensa paulista / Propagandas / Fotos de São Paulo / Evolução Econômica, Social e Cultural de São Paulo / Protestantismo em SP / Universidades da cidade / Teatro / Compositores paulistas (1554-1954) / Cinematografia – com destaque para a Cia Vera Cruz /  História do rádio na cidade / História da Rádio Difusora / Arquitetura / Agricultura / Quatro séculos de moda na cidade / Cerâmica / História da pena de morte em São Paulo.
Última Hora - edição especial IV Centenário de São Paulo 1954
Conteúdo: Bandeirantes / Futebol /  Atualidades / Colônia italiana na cidade / Parque Industrial / Propagandas / Monumentos / Artistas de teatro.
O Dia - edição especial IV Centenário de São Paulo 1954
Conteúdo: Adhemar de Barros / Festividades do quarto centenário / Primeiro festival de cinema no Brasil / População obreia que construiu São Paulo: os imigrantes / Contribuição da raça negra ao progresso da cidade / Catedral da Sé / Futebol de Várzea / Padre Manuel de Nóbrega / Padre Anchieta / Maestro Totó (Antônio Sergi) – Hebe Camargo / Histórico da cidade / Rei Luiz XV da França / Mendigos da cidade.
O Tempo - edição especial IV Centenário de São Paulo 1954
Conteúdo: Atualidades / Festejos do IV Centenário / Futebol / 100 anos da radioatividade em São Paulo / Almeida Júnior (pintor) / Escola de Samba IV Centenário / Protestantes na cidade / Os italianos e o progresso da cidade / Associação Comercial de SP / Ciências geológicas / Indústria / Cinema / Imigrantes e o desenvolvimento de São Paulo.

Revista Laureates



A revista Laureates, publicação do Instituto Cultural da Fraternidade de Universal, coordenada por Valdeci A. de Oliveira e Maria Dos Anjos Oliveira, está na sua segunda edição. Traz matérias e reportagens interessantes: livro Fado no Brasil; Tecnologia de ponta no setor do agronegócio brasileiro; Prêmios Top Empresas de incentivo a qualidade - SP - nov.2013; Os cedros da serra do Bussaco; entrevista com Ciça Marinho e Sérgio Borges - o casal do Fado; Nilza P. de Athayde Lieh; Projeto vida solidária; Momento Poesia- Florbela Espanca e Vinicius de Moraes; Obras surrealistas de Sergio Grecu; Mário de Andrade e José Bento Ferraz e Anjos Art Gallery.
Retire seu exemplar gratuitamente no Clube Português, Rua Turiassú, 59 - Perdizes.
Desejamos sucesso a Laureates!!!

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Oficina Temática Inês de Castro 2014 - Origami do Amor




O Depto Cultural do Clube Português, através de sua diretora cultural, Maria dos Anjos Oliveira, apresenta na programação de fevereiro o projeto cultural "Cartas para Inês de Castro" da Organização Neo Humanitarismo Universalista, ONH-U, cuja finalidade almeja compartilhar a defesa dos Direitos das Mulheres com a difusão da emocionante história de Inês de Castro, por intermédio da realização da Oficina Temática Inês de Castro.
O projeto oferece uma oportunidade às mulheres brasileiras, entrar em contato com a literatura portuguesa através de um episódio medieval qual há séculos comove o mundo: a história de amor de Pedro & Inês.
A programação conta com a oficina "Origami do Amor", com Júlia Mikita e Alexandra Pawlak e "A Última Noite de Inês de Castro", monólogo com Jam Pawlak.
Inscrições abertas de 21/1 até 7/2, das 10h às 16h no telefone 3663-5953 ou biblioteca@clubeportuguessp.com.br
Serviço
Data: 9 de fevereiro de 2014
Horário: das 15h às 18h
Local: Rua Turiassú, 59 - Perdizes
           3663-5953


quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Revista "Careta" 1927

A Biblioteca Portuguesa de São Paulo tem em seu acervo uma coleção interessante de revistas brasileiras e portuguesas. Entre elas está a "Careta", editada no Rio de Janeiro, de 1927 (completa). Algumas páginas podem ser conferidas abaixo.
Agora, a Biblioteca Portuguesa conta com serviço de digitalização e cópias. Mais uma ação do Departamento Cultural do Clube Português.
Venha nos visitar, agenda seu horário através do telefone 3663-5953 - ramal 23, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h.






segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Antiga sede Clube Português de São Paulo


De 1926 a 1961, a sede social e outros departamentos do Clube Português funcionaram no prédio nº. 126 da Avenida São João, no centro. Foi um tempo áureo.
O imóvel pertence a Santa Casa. O térreo e os três pavimentos abrigam vários tipos de comércio e escritórios. O piso hidráulico, colocado em 1925, continua lá, um tanto desgastado. O elevador pantográfico é o mesmo.

O prédio é um marco no Vale do Anhangabaú.

Prédio nº 126 da Avenida São João, antiga sede do Clube Português. Foto: Thais Matarazzo




À esquerda, a antiga sede do Clube, e a direita vemos o prédio Martinelli, de 1929. Essas duas construções fazem parte
da história da Pauliceia. Foto: Thais Matarazzo

Na foto abaixo, podemos ver a construção dos alicerces da antiga sede do Clube Português, a imagem data de 1924 e pertence ao acervo da Biblioteca Portuguesa de São Paulo. É possível visualizar o jardim que fazia parte da Rua Anhangabaú (que não existe mais) no cruzamento com a Av. São João... outros tempos...