terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Pesquisa sobre imigração portuguesa no Brasil


Recebemos uma mensagem, cujo pedido ajudará no mapeamento dos portugueses no Brasil, após 2000. É um projeto conjunto das Universidades de Coimbra e Lisboa.

Vejam a mensagem de Danielle Bargas. Quem quiser ajudar, entre em contato pelo e-mail d.oliveirabargas@outlook.com



"Olá! Estou a trabalhar numa pesquisa sobre imigrantes portugueses no Brasil, encomendada pelas Universidades de Coimbra e Lisboa, e estou a pedir a colaboração de portugueses que vieram para o Brasil pós 2000, para que preencham e me enviem o questionário (favor solicitar pelo e-mail acima). Esta pesquisa é importante para a discussão sobre as condições de vida dos portugueses emigrados e os vínculos mantidos com o país de origem, para que possam ser pensadas políticas públicas.

Ficarei imensamente grata se puder colaborar com indicações de portugueses (contato email/ facebook/telefone) que vieram para o Brasil pós 2000 e estão no Estado de São Paulo.

Sobre a pesquisa:

Uma equipa composta por investigadores sociais de diferentes universidades portuguesas está a desenvolver um projeto de investigação sobre a emigração portuguesa contemporânea (pós-2000).
Este projecto procura compreender a dimensão e as características dos novos movimentos de emigração portuguesa, tendo sobretudo em conta as relações que os novos emigrantes mantêm com o país de origem. Pretende-se estudar quer a mobilidade de jovens qualificados (detentores de diploma superior), quer a de trabalhadores pouco qualificados, no contexto de alguns países de destino. Será assim efectuado um estudo aprofundado destes dois tipos de emigrantes em países que se destacaram como receptores nos últimos anos. Os destinos escolhidos foram Luxemburgo, França e Reino Unido, na União Europeia, e Angola e Brasil, fora da Europa, uma combinação necessária para contemplar as dinâmicas migratórias contemporâneas. Os dados para este projecto serão recolhidos através de entrevistas a pessoas com conhecimentos importantes sobre a comunidade portuguesa nos países atrás identificados e através da aplicação de um questionário (presencial) a portugueses que emigraram após 2000. O projeto de investigação “Regresso ao futuro: a nova emigração e a relação com a sociedade portuguesa” (REMIGR), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e desenvolvido por uma equipa da Universidade de Lisboa, Universidade de Coimbra e ISCTE- Instituto Universitário de Lisboa. É no âmbito deste projecto que o estamos a contactar para solicitar o apoio do conselho da comunidade luso-brasileira do Estado de São Paulo. Solicitamos apoio para o mapeamento dos portugueses que imigraram para o Estado de São Paulo após os anos 2000, autorização para que membros da nossa equipa de inquiridores realizem inquéritos nas instalações da comunidade (incluindo à dos parceiros). Este procedimento tem sido virtuoso na tentativa de inquirir cidadãos portugueses cuja localização não é fácil em áreas metropolitanas de grande dimensão e é indispensável numa tentativa de caracterização dos novos fluxos emigratórios portugueses."

Meus melhores cumprimentos, Danielle Bargas'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário